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Como adaptar conteúdo para cada rede social?

A internet e as plataformas de redes sociais trouxeram novos canais de comunicação diversificados que permitem às marcas comunicar com um público bastante amplo de forma facilitada.

Segundo o relatório Digital In 2020 da We Are Social, as pessoas chegam a ficar quase 7 horas por dia na internet. As estatísticas não mentem: as redes sociais possuem um enorme potencial para quem deseja alcançar clientes e estabelecer conexões com a comunidade.

Por isso, um plano de comunicação integrada, tirando partido de vários canais de comunicação, é uma excelente maneira de reforçar a nossa mensagem e assegurar que chega da forma certa às pessoas certas.

Muitas marcas apostam neste tipo de estratégia, optando por produzir conteúdo para mais do que um canal em simultâneo. No entanto, há que ter em atenção que diferentes canais exigem diferentes cuidados. 

Cada rede social tem características, especificidades e necessidades próprias, pelo que não é aconselhado produzir o mesmo conteúdo, no mesmo formato, para todas elas. 

Portanto, neste artigo, vamos explicar-te tudo acerca das redes sociais do momento!

  1. Instagram
  2. Facebook
  3. Twitter
  4. Youtube
  5. Pinterest
  6. LinkedIn
  7. O que deve ser evitado?

Visto cada rede social ter uma identidade única, marcas e influenciadores digitais têm de se adaptar consoante a rede, ou as redes, para as quais produzem conteúdo. 

Aqui, tudo conta: desde às fotografias, aos copy, às dimensões dos posts e ao próprio teor do conteúdo partilhado. 

É essencial desenvolver uma estratégia 360º, tendo sempre em conta o tipo de rede na qual estamos a comunicar e a transmitir a nossa mensagem! 🙂

A diversidade de conteúdos pode ser uma grande mais valia em termos estratégicos, permitindo chegar a vários targets e, muitas vezes, tirando partido dos algoritmos dos canais. 

Por exemplo, o algoritmo do Instagram, privilegia a intercalação de publicações em formato vídeo, com fotografias, carrosséis, Reels, etc.

Agora, passemos à razão pela qual abriram este artigo!

 

Instagram

O Instagram é uma rede relativamente informal, baseada em imagens e pequenos vídeos, e apresenta níveis de engagement elevados. 

Uma dica para ter um bom desempenho nesta rede é publicar fotos dos produtos ou serviços prestados pela empresa ou, ainda, imagens relacionadas a eles ou à marca.

Pode ser interessante mostrar um pouco dos bastidores (como a confecção do produto ou o dia a dia na empresa, por exemplo), bem como do público que utiliza os produtos (mostrando o seu grau de satisfação e criando brand awareness).

É aconselhado utilizar hashtags para maximizar a visibilidade das publicações, para monitorizar o que é dito sobre a marca e para divulgar ao máximo campanhas e promoções em vigor.

As dimensões que deves ter em conta ao produzir conteúdo para Instagram são as seguintes:

Tamanho de foto de perfil (avatar)

A imagem de perfil do Instagram deve ser quadrada, porém, é apresentada no formato circular pela rede social, por isso, cuidado com os cantos da imagem, pois não serão exibidos.

O tamanho mínimo é de 110 x 110 pixels, mas o recomendado é de 152 x 152 pixels, para as imagens terem melhor qualidade tanto no dispositivo móvel quanto em computadores.

Tamanho de imagem para publicações

Atualmente, o Instagram aceita imagens quadradas e retangulares, verticais ou horizontais.

O formato padrão são fotografias quadradas, que devem ter no mínimo 600 x 600 pixels, sendo que o tamanho recomendado é 1080 x 1080 pixels. Já as fotos retangulares verticais podem ter no máximo 1920 pixels de altura.

 

Facebook

Na hora de escolher o tipo de conteúdo que será publicado em cada rede social, é importante observar como este poderá gerar interações com o público que normalmente utiliza tais redes.

O Facebook é uma rede social muito popular, e é muito difícil encontrar alguém que não tenha um perfil no Facebook. Há que ter em atenção que, assim, os utilizadores do Facebook são multiplicadores de opiniões, sejam elas positivas ou negativas (e as negativas tendem a ter um impacto maior na opinião geral).

Posto isto, o Facebook, por ser uma rede mais voltada para a interação social propriamente dita, valoriza os assuntos que geram mais engagement entre as pessoas. 

Têm destaque os conteúdos que incentivam os utilizadores a partilha com os outros. Alguns conteúdos bem-sucedidos devem estar relacionados com os interesses do público-alvo, notícias do mundo, entretenimento etc., sempre com vista ao envolvimento dos utilizadores nos comentários.

Em suma, o conteúdo para no Facebook deve ser mais leve, virado para a interação com o público-alvo. Conteúdos informativos extensos já não têm um bom desempenho nesta rede social, geralmente. 

Produz conteúdos em que fales sobre os diferenciais da marca, lança promoções através do compartilhamento de conteúdo ou de quem marcar mais amigos na publicação, etc.

Eis as dimensões aconselhadas do conteúdo para Facebook:

Tamanho de Foto de Perfil (avatar)

A foto de perfil no Facebook é sempre quadrada, medindo 170 x 170 pixels em computadores e 128 x 128 pixels em smartphones. Para manter a qualidade da imagem, o ideal é utilizar um arquivo no formato PNG.

Tamanho da Foto de Capa

O tamanho padrão da Foto de Capa do Facebook é 820 x 312 pixels em computadores e 640 x 360 pixels em smartphones. Em fanpages também é possível utilizar um vídeo na capa, com estas dimensões.

Tamanho de imagem para publicações

O Facebook é menos rígido com as medidas de publicações na rede social. Nas imagens das publicações, é possível usar proporções verticais até 2:3 (no máximo). Já as imagens horizontais devem ter no mínimo 600 x 315 pixels, sendo que o recomendado é 1200 x 630 pixels.

Sabias que deves manter o texto das imagens abaixo de 20%?

Até 2016, o Facebook costumava rejeitar anúncios com mais de 20% de texto nas suas imagens. Embora essa regra tenha sido atualizada (agora, os anúncios com mais texto podem ser aceites), os anúncios com até 20% continuam a ter mais destaque na rede social.

Esta regra existe porque, segundo pesquisas realizadas pelo próprio Facebook, imagens com 20% de texto ou menos geram mais interesse e engagement.

 

Twitter

Ao contrário do Facebook, o Twitter é uma rede de publicações rápidas, em que o público procura informações rápidas, seja sobre assuntos correntes ou sob a forma de artigos mais complexos. 

É mais focado em notícias ou assuntos específicos e permite que sejam incluídos nas publicações links que direcionam os leitores a outra página, geralmente, com um conteúdo maior para ser lido.

No Twitter, as publicações voltadas para negócios e notícias atuais são as mais populares, sendo indicado compartilhar links relacionados a temáticas como pesquisas, estatísticas, artigos científicos, entre outros.

Nesta rede social, evita alongar-te sobre assuntos ou realizar promoções. Talvez isso seja mais adequado para o Facebook.

 

Youtube

O Youtube é uma plataforma baseada no formato vídeo. O consumo de vídeos na internet cresce a cada ano e é uma das formas mais efetivas de apresentar produtos aos clientes.

Segundo um estudo do Google, 40% dos consumidores afirmam ter comprado um produto que descobriram no Youtube.

Empresas podem, por exemplo, publicar vídeos informativos e promocionais, a mostrar funcionalidades dos produtos que estão a vender ou colaborar com influenciadores digitais nesse sentido.

 

Pinterest

O Pinterest é uma rede muito utilizada para procurar ideias e criar álbuns que funcionam como fonte de inspiração.

Além disso, muitos utilizadores do Pinterest procuram, ainda, dicas de DIY (Do It Yourself) sobre reparos e pequenos projetos domésticos, de bricolage, organização, entre outros!

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, é, essencialmente, para as pessoas ou empresas se conectarem com outras que trabalham e atuam no mesmo ramo.

Não é muito habitual utilizar o LinkedIn para realizar promoções ou sorteios e, geralmente, as pessoas não gostam de meros discursos de vendas nesta plataforma.

Por ser uma rede corporativa, nada mais natural do que o público do LinkedIn consuma conteúdos que tenham que ver com negócios. Notícias da indústria, de uma forma geral, é o tipo de publicação mais popular. 

 

O que deve ser evitado em qualquer rede social?

Há que ter em extrema atenção ao teor de cada conteúdo e possível impacto na imagem da marca, pois pode haver conteúdos que despoletar uma má imagem na opinião pública. 

Outro ponto a ter em atenção é a frequência das publicações. Por um lado, publicar demasiado pode aborrecer os utilizadores, por outro lado, publicar muito pouco pode fazer a marca cair no esquecimento. Ambas as práticas podem resultar em unfollow, de forma que é importante saber a frequência ideal de publicação.

Também é importante destacar outros erros comuns, como: 

  • utilização de hashtags irrelevantes
  • publicação de muitas fotos de funcionários
  • uso de um português excessivamente coloquial
  • abordagem de temas que geram polémica desnecessária, como religião, desporto, política, etc. 

Uma marca não precisa abordar assuntos extremamente polémicos para se tornar visível e marcar uma posição. Ao invés disso, pode incentivar a discussão de uma forma saudável.

Outro erro comum é deixar de responder aos seguidores. As redes sociais são canais que podem — e devem! — ser usados como um meio de diminuir a distância entre a empresa e o seu cliente, e não apenas de divulgação de uma marca. 

Por isso, criar o hábito de dialogar com eles é extremamente ser benéfico para a imagem da marca, e ignorá-los pode ser muito negativo.

Lembra-te que cada rede social é única! Isso significa que a forma de comunicação em cada plataforma é diferente, e a mensagem que gera engagement numa pode não ter o mesmo efeito na outra. Igualmente, o tom de voz utilizado no Instagram pode não ser o mais adequado para o LinkedIn, por exemplo.

O Instagram e o Pinterest, por exemplo, são predominantemente visuais, portanto são mais eficientes para mensagens que utilizam imagens e vídeos. Já o Twitter pede mensagens curtas, claras e objetivas, e oferece a possibilidade de utilizar as #hashtags.

A importância de conhecer cada plataforma é justamente poder adaptar a mensagem e conteúdo a cada canal, a partir da ótica do público-alvo, claro.

Lembra-te: um dos piores erros de uma estratégia de comunicação é replicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais por igual. Por isso, é muito importante definir as plataformas prioritárias e oferecer conteúdos de qualidade, respeitando a identidade do canal, mantendo a frequência e respondendo aos utilizadores.

Por mais interessante que seja um tipo de conteúdo, é fulcral variar no formato das publicações, de maneira a ir oferecendo novas formas de transmitir a mensagem e estimular a curiosidade da audiência. 

Novamente, aqui, é fundamental conhecer o público-alvo e entender que formatos de mensagens são mais efetivos. Serão textos curtos estilo pergunta e resposta, vídeos, memes, podcasts, entrevistas, infográficos, jogos, textos longos ou até mesmo e-books?

Testar vários formatos pode dizer-nos muito sobre o comportamento do dos utilizadores e ainda amplia as possibilidades de gerar mais leads.

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