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Influenciadores Digitais: A Nova Profissão do Século XXI

Quem nunca comprou algo só porque viu um influencer a comprar ou a recomendar, quem nunca participou num passatempo, quem nunca gravou um Tik Tok, que atire a primeira pedra!

Hoje em dia, são as pessoas que seguimos nas redes sociais (onde passamos a maior parte do nosso tempo) que influenciam o nosso modo de vida, os nossos comportamentos e muitas das nossas decisões de compra. Estaríamos a mentir se nos atrevêssemos a negar a tremenda influência que o digital tem sobre nós.

A profissão de influenciador digital ocupa um espaço cada vez maior no mercado e, quem ainda não se preocupou em apostar no Marketing de Influência, já está a perder.

 

A Influenza nasceu com o intuito de ajudar quem se preocupa com os desafios de amanhã. Pretendemos ser uma agência diferenciadora, que não só servirá de ponte entre influenciadores e marcas, como também trabalhará para apoiar cada um deles no seu crescimento individual.

Posto isto, é imperativo começar por explicar em que consiste esta nova profissão de século XXI: a de influenciador digital.

Por isso, aqui, vais ler:

  1. O que é o Marketing de Influência?
  2. O que são influenciadores digitais e o que fazem?
  3. Como surgiu a profissão de “influenciador digital”?
  4. Maiores influenciadores digitais do Mundo
  5. Maiores influenciadores digitais em Portugal

 

Afinal, o que é o Marketing de Influência?

Marketing de Influência (ou Influencer Marketing) consiste numa estratégia de marketing digital que envolve uma parceria entre uma marca e produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos.

O objetivo desta parceria passa por criar uma ponte entre a marca e o público-alvo dos chamados produtores de conteúdo ou influenciadores digitais. Esta ligação acaba por impactar fortemente a estratégia de marketing digital da marca, gerando resultados muito positivos.

Com o Marketing de Influência, é possível adquirir novos clientes, gerar mais valor e confiança para a marca, fortalecer a relação com os clientes já existentes e influenciar a decisão de compra de um público específico.

Atualmente, é mais fácil os consumidores confiarem em pessoas que seguem diariamente nas redes sociais (com quem já têm alguma espécie de afinidade e respeito) do que na comunicação de marketing das próprias marcas. 

Por esta razão, o Marketing de Influência tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no meio digital, mostrando o que vale a cada dia que passa. Geralmente, implica custos relativamente baixos e os resultados são muito positivos, efetivos e medíveis, o que torna o Marketing de Influência uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas.

O Marketing de Influência permite conectar empresas com influenciadores e aproximar os produtos e serviços das primeiras a quem realmente tem interesse neles. Os resultados de uma parceria bem alinhada com influencers são positivos para todos os envolvidos: 

  • Para a marca – Aumenta as suas vendas e notoriedade;
  • Para o influencer – Vê o seu trabalho reconhecido e compensado;
  • Para os clientes – Conhecem marcas, produtos e serviços alinhados com os seus valores, desejos e necessidades.

Consequentemente, estes resultados podem observar-se ao nível das vendas e das impressões online, quiçá até a longo prazo. Quem conhece uma marca por meio de um influenciador digital, pode começar a reconhecê-la tanto no ponto de venda como nas redes sociais e deixar a conversão para o momento mais oportuno (variando de acordo com a jornada de compra de cada pessoa).

 

Desafios de Amanhã

Os consumidores estão mais exigentes. Já não se limitam a pesquisar as características dos produtos e não confiam cegamente no que dizem as marcas. Antes de tomarem qualquer decisão de compra, recorrem aos amigos, familiares ou pessoas que seguem nas redes sociais para saberem as suas opiniões sobre um tal produto, ou ver as recomendações na internet.

Neste panorama, a opinião das pessoas que estão a par de um determinado assunto ou serviço conta muito para a decisão de compra dos consumidores. Por isso, a divulgação feita pelos influenciadores digitais tem um alto potencial para converter em futuras vendas, assim como para auxiliar na fidelização de clientes já conquistados.

Na verdade, segundo um estudo realizado pelo Collective Bias, 30% dos consumidores

estão mais dispostos a comprar um produto quando recomendado por um influenciador digital.

Conseguimos, também, observar no Google Trends uma subida do interesse em Marketing de Influência, ao mesmo tempo que o interesse em publicidade impressa vem decaindo. As pesquisas por “Marketing de Influência” superaram as de “Publicidade Impressa” em 2017 e essa tendência mantém-se. Prevê-se que esta indústria chegue a valer 15 mil milhões de dólares!

Uma parceria com influenciadores beneficia do facto de estes já possuírem uma audiência construída e sólida. Escolher influenciadores que são capazes de impactar pessoas interessadas no nicho em que a tua empresa atua é a chave. 

Do outro lado, “Os influenciadores trabalham frequentemente sem contrato, pelo que não têm qualquer proteção nem salvaguarda dos seus pagamentos e propriedade intelectual” (Maddie Raedts, fundadora da IM Agency).

A Influenza quer levar a tua mensagem mais longe, quer estejas de um lado, ou do outro. Se precisas de ajuda para delinear a estratégia de Marketing de Influência ideal para ti, contacta-nos!

O que são influenciadores digitais e o que fazem?

Influencers, ou influenciadores digitais, são pessoas com uma presença muito forte nas redes sociais (e outros canais digitais) que possuem um grande engagement do seu público-alvo e, por isso, um alto poder de influência sobre ele.

Os influenciadores digitais podem, igualmente, ser designados como produtores de conteúdo. Na prática, o seu trabalho envolve produzir conteúdo que agregue valor para um determinado público-alvo e divulgar esse conteúdo através das redes sociais.

Normalmente, os influenciadores têm um elevado número de seguidores, que os considera os figuras credíveis e “próximas” deles. Por comunicarem, na maioria das vezes, em nome próprio e não em nome de uma marca, é mais fácil fazer surgir no público o sentimento de confiança e de identificação. 

No fundo, influenciadores digitais são pessoas “comuns”, tal como os próprios consumidores. Assim, constituem-se como um elemento de ligação perfeito das marcas com um público específico (que os respeita e que confia neles). 

Influenciadores digitais possuem um alto poder de influência exatamente por mostrarem que a sua vida está muito próxima da vida real da maioria das pessoas. Não obstante, há também inúmeros casos de influenciadores digitais muito bem-sucedidos que mostram uma vida que os seus seguidores desejam ter.

Ainda assim, em ambos os casos, os influenciadores digitais produzem e entregam conteúdo de valor sem pedir nada em troca, algo que todos nós, claro está, apreciamos bastante.

As pessoas querem informação que lhes seja útil e/ou que as entretenha, e dispensam publicidade (especialmente sobre algo que não lhes interessa!).

Hás de reparar que, habitualmente, em 80% do tempo, os influenciadores dedicam-se a entregar valor ao seu público, e só nos restantes 20% é que fazem publicidade ou tentam vender algo.

As marcas encontram nos influenciadores uma boa oportunidade de parceria que contribui para a confiança e potencialização da sua imagem. Ao utilizarem e apresentarem os produtos e serviços das marcas, os influenciadores aumentam fortemente a notoriedade e as vendas das mesmas!

Existem influenciadores das mais distintas áreas: moda, beleza, lifestyle, nutrição, culinária, empreendedorismo, desporto, humor, etc.

 

Como surgiu a profissão de Influenciador Digital?

Já no século XIX, as grandes marcas americanas contratavam celebridades para promover os seus produtos. Nessa altura, a popularidade dos filmes exibidos no cinema ampliou o poder de influência de atores e atrizes sobre a população em geral. O universo digital não existia, pelo que não poderiam existir, nunca, influenciadores digitais, mas influenciadores… decerto já havia!

O comediante Fatty Arbuckle, por exemplo, foi um dos primeiros a atuar como influenciador. Em 1905, fazia campanhas de cigarros da Murad Cigarettes. Embora o Marketing de Influência não tivesse as proporções que tem hoje, talvez se possa dizer que estas celebridades foram o início deste tipo de publicidade. Depois dele, muitos outros atores seguiram o mesmo caminho, tanto que essa atividade se foi expandido não apenas nos EUA, mas no mundo todo, e até aos dias de hoje.

Os atores dos filmes de Hollywood da década de 60, por exemplo, já influenciavam o público da época. As pessoas reproduziam os comportamentos que viam espelhados nas telas de cinema: as mulheres queriam ter as roupas de Audrey Hepburn e o corte de cabelo de Marilyn Monroe; os homens ambicionavam ter o lifestyle de Marlon Brando.

Em termos teóricos, o sociólogo Paul Lazarsfeld teorizou, em 1940, a existência de uma necessidade real das pessoas em seguirem os chamados “líderes de opinião”, uma vez que se havia concluído que a comunicação de massas, afinal, tinha um efeito algo limitado na população.

Na década de 50, os publicitários começaram a mudar a sua abordagem: ao invés de simplesmente mostrarem aos consumidores as características dos produtos, começaram a vender não produtos, mas estilos de vida.

Na verdade, esta é uma característica que perdura na publicidade até aos dias de hoje, não é? A maioria dos influenciadores digitais não se limita a tentar vender produtos; vai muito mais além e promove todo um lifestyle próprio, envolvendo, assim, toda a sua comunidade de seguidores. Desta forma, os influenciadores digitais acabam por estimular a proximidade com a comunidade e o engagement.

Ao longo do século XX, foram feitos muitos estudos para perceber melhor aquilo que influenciava o comportamento das pessoas, nomeadamente no que diz respeito às suas decisões de compra. 

Um dos mais importantes foi o Personal Influence, da autoria de Lazarsfeld e Katz, cujos resultados mostraram que as ideias se movem dos canais de comunicação para o público em geral por meio dos “líderes de opinião”. Estes “líderes de opinião” são pessoas que se diferenciam pela sua capacidade de influência sobre as crenças e comportamentos de outros.

Também no livro Microtrends, lançado em 2009, Mark Penn estudou diversos casos de nichos de mercado que foram bem explorados, recorrendo aos primórdios do Marketing de Influência.

Os resultados mais interessantes dizem respeito ao caso das soccer moms, ou mães do futebol, como ficaram conhecidas em meados da década de 1990, nos EUA. Eram mães solteiras, tipicamente brancas, de classe média, que despendiam muito do seu tempo acompanhando os seus filhos em eventos desportivos, como jogos de futebol. De certa forma, acabam por ser algo parecido a influencers, mas numa era pré-internet. E certamente havia as “líderes” desses grupos, que eram as grandes influenciadoras da época (ou, como Lazarsfeld lhes chamaria, as líderes de opinião).

Com a chegada das redes sociais e a descentralização dos canais de comunicação, mudou não apenas a teoria, mas a própria forma de comunicar e o acesso à informação: agora, é possível produzir conteúdo e divulgá-lo no meio digital sem custos, assim como é possível aceder a esse conteúdo. Pode dizer-se que os influenciadores tiveram um papel preponderante na transformação da publicidade. Em particular, os influenciadores digitais, ditaram os motes para a publicidade no digital.

 

Caso estejas curioso, reuni, para ti, um conjunto com os maiores influenciadores digitais de Portugal e no mundo, em 2019. Vê abaixo!

 

Quais são os Maiores Influencers Digitais de Portugal?

A plataforma de Marketing de Influência Brinfer analisou, entre 14 de Janeiro e 12 de Fevereiro deste ano, os influenciadores digitais portugueses que reúnem um maior nível médio de interações (gostos, partilhas e comentários) nas publicações.

Apresento-te, portanto, o TOP 10 dos influenciadores digitais com maior engagement nas suas contas de Instagram:

  1. Cristiano Ronaldo @cristiano
  2. Cristina Ferreira @dailycristina
  3. Sara Sampaio @sarasampaio
  4. Bruno Fernandes @brunofernandes.10
  5. Ricardo Quaresma @ricardoquaresmaoficial
  6. João Felix @joaofelix79
  7. Rita Pereira @hyndia
  8. Diogo Amaral @diogoamaraloficial
  9. Nelson Semedo @nelsonsemedo50
  10. Mafalda Sampaio @mafalda.sampaio

 

Podes consultar a lista completa no estudo Portuguese Influencers With More Engagement In 2020.

Também a edição de 2020 do recente estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, da Marktest, avaliou indicadores de notoriedade e empatia para um conjunto de 66 nomes de figuras públicas, a que se junta uma lista de 43 nomes de Blogs, Vlogs, Bloggers, Instagrammers ou Youtubers.

Eis alguns insights:

  • Cristiano Ronaldo é a figura pública que mais portugueses referem conhecer.
  • Cristina Ferreira é a segunda mais referida de forma espontânea (sem sugestão de respostas), aumentando de notoriedade face a edições anteriores.
  • Fernando Mendes sobe à segunda posição de notoriedade total (espontânea + sugerida).
  • Ricardo Araújo Pereira é a personalidade que gera maior empatia.
  • Em empatia, Vasco Palmeirim ocupa a 1ª posição junto das mulheres e dos indivíduos das classes mais baixas e Filomena Cautela junto dos mais jovens.
  • Sara Sampaio é a figura pública da área da moda que os portugueses mais gostam.
  • Daniela Ruah é a atriz de que os portugueses mais gostam.
  • Mariza é a preferida na área da música.
  • Honestidade e Credibilidade são as características mais valorizadas para a participação em publicidade.
  • A Pipoca Mais Doce (Ana Garcia Martins), Mia Rose e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral) são os digital influencers mais reconhecidos.
  • Blogs/Vlogs de humor são os preferidos.
  • Guilherme Cabral, Por Falar Noutra Coisa (Guilherme Duarte) e Alice Trewinnard obtêm os maiores índices de empatia junto dos que os reconhecem.
  • No que respeita à empatia/identificação gerada pelos influenciadores digitais, o youtuber de tecnologia Bernardo Almeida foi quem registou o melhor resultado, seguindo as youtubers de beleza Alice Trewinnard e Sara Ferreira, ambas com 7.0 pontos.
  • Mais de metade dos seguidores de Blogs/Vlogs procuraram mais informação ou visitaram o site do produto/marca depois de ter lido/visto referências em Blogs/Vlogs sobre produtos ou marcas.

 

Quais são os maiores Influenciadores no Mundo?

A lista que te apresento, de seguida, tem como critério o número de seguidores na rede social Instagram (que é, claramente, o local preferido no que diz respeito ao Marketing de Influência). 

Obviamente, nem sempre um elevado número de seguidores significa um alto poder de influência. Ainda assim, é o dado mais concreto em que nos podemos basear para uma ideia aproximada da influência real que os influenciadores digitais mundiais têm sobre a sua comunidade.

Ranking dos principais influenciadores do mundo, segundo o Influencer MarketingHub, com o número de seguidores atualizado:

 

Estes resultados surpreendem-te, ou nem por isso? Conta-nos tudo abaixo nos comentários 👇

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