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Hashtags: O que são, para que servem e como usar de forma eficaz?

Provavelmente, sabes o que são hashtags e para que servem, mas agora como as usar de forma eficaz já é outra história, certo?…

Esta é uma questão muito frequente que os nossos clientes nos fazem, por isso, escrevemos este artigo na esperança de ajudar todos os interessados no tema!

É certo que a utilização das hashtags na estratégia de comunicação é bastante benéfica, porém, nem sempre sabemos como tirar partido dela. 

Muitas vezes, colocamos simplesmente o máximo de hashtags possível nas nossas publicações, e, mesmo assim, estas acabam por não ter o desempenho esperado…

Porquê?

Será que colocámos demasiadas? Ou, por outro lado, devíamos ter colocado mais? Será que não escolhemos as hashtags certas para o nosso negócio? Como escolher as mais adequadas? 

Não só as hashtags escolhidas são importantes individualmente, como também a estrutura dos grupos de hashtags que selecionamos para cada publicação.

Continua a ler para perceberes tudo!

Neste artigo, abordaremos:

  1. O que são hashtags (#)?
  2. História das hashtags (#)
  3. Porque devo usar hashtags (#) nas minhas publicações?
  4. Categorias de hashtags por volume
  5. Como encontrar as melhores hashtags (#) para o meu negócio?
  6. Como usar as hashtags para impulsionar o meu negócio?
  7. Boas práticas no uso de hashtags (#)

O que são hashtags (#)?

A hashtag nada mais é do que uma palavra ou uma frase que começa com o símbolo (#).

O Dicionário Oxford https://en.oxforddictionaries.com/definition/hashtag define hashtag como “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de redes sociais e aplicações, especialmente o Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.

Por outras palavras, as hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais, como Instagram e Twitter

Quando a hashtag é publicada, transforma-se num hiperlink que direciona para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.

Assim, se os utilizadores do Instagram, por exemplo, publicarem fotos com a hashtag #makeaup ou #maquilhagem na descrição das publicações, todos poderão facilmente encontrar conteúdos relacionados ao clicar nessas hashtags.

As hashtags são amplamente utilizadas hoje nas redes sociais como uma forma de “indexar” conteúdos e agrupá-los por temas.

A hashtag permite que todas as publicações existentes numa determinada rede social, que usem uma mesma hashtag, possam ser mais facilmente encontradas.

Pode dizer-se que é uma forma de ajudar as plataformas a categorizarem e organizarem conteúdos por temas, com vista a otimizar a experiência dos utilizadores (por exemplo, através da otimização dos conteúdos sugeridos).

 

→ Vejamos o seguinte exemplo (que tu próprio podes comprovar):

Abre o Instagram e pesquisa a hashtag #marketingdeinfluencia.

Neste momento, ela tem 43 474 publicações associadas, supostamente, acerca desse tema. Aliás, nos primeiros resultados aparecem inclusive fotografias de influencers.

História das hashtags (#)

As hashtags surgiram inicialmente no Twitter, em 2007. 

A invenção da hashtag e da forma como é utilizada, ou seja, o uso do símbolo (#) como uma espécie de “marcador”, foi uma ideia do blogger americano Chris Messina.

Embora a resposta inicial do Twitter à proposta do uso de hashtags por Messina tenha sido negativa, uma série de eventos ocorridos durante os anos seguintes fizeram com que o seu uso se generalizasse. 

O caso em que isso foi mais visível foi durante um incêndio devastador em San Diego, no final de 2007. O uso da hashtag #sandiegofire em tweets referentes ao assunto foi altamente vulgarizado, pois permitia que os utilizadores encontrassem mais facilmente informação e atualizações sobre o incêndio.

Nos anos seguintes, o uso das hashtags acabou por se propagar rapidamente no Twitter. Em 2009, a rede social começou a hiperlinkar qualquer palavra antecedida pelo símbolo (#), conhecido também como cardinal ou cerquilha. 

A partir daí, tornou-se possível clicar sobre a hashtag (#) e encontrar uma lista de conteúdos marcados com ela.

Em 2010, a rede social deu início aos Trending Topics, que são os assuntos mais populares reunidos numa lista de 10 hashtags mais utilizadas no momento.

Dado o sucesso da estratégia, no final da década, o uso das hashtags expandiu-se para grande parte das plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook, Reddit e YouTube.

O seu uso foi tão popularizado, que o Instagram acabou por ter de estabelecer um limite de 30 hashtags nas publicações, de modo a evitar a utilização excessiva de hashtags.

Ainda assim, os instagrammers acabaram por conseguir contornar esse limite ao publicar as hashtags nos comentários das publicações.

Apesar da sua ascensão em vários canais, atualmente, a utilização das hashtags é vantajosa especialmente no Twitter, no Instagram e no Pinterest.

Porque devo usar hashtags (#) nas minhas publicações?

As hashtags são uma estratégia inteligente para fazer com que o nosso conteúdo chegue a mais pessoas, e, sobretudo, às pessoas certas  – o nosso público-alvo.

Mas atenção! As hashtags já não são uma boa estratégia em todas as redes sociais ou canais de comunicação. Hoje, as hashtags são utilizadas e podem ser uma grande mais-valia especialmente no Twitter, Instagram e Pinterest

Nestas três redes sociais, em particular, a tendência é que os utilizadores continuem constantemente a procurar por conteúdos e tópicos que os interessem. Assim, ao categorizarmos o nosso conteúdo por assuntos, é mais provável que estes o encontrem, resultando num aumento do nosso alcance.

Além disso, este aumento de alcance pode vir a traduzir-se em seguidores, pois, obviamente, ao chegar a mais pessoas, há uma maior probabilidade de haver algumas que gostem do nosso conteúdo e queiram seguir a nossa conta.

Esta é a primeira – e principal – razão pela qual deves incorporar hashtags nas tuas publicações.

A segunda razão prende-se com a questão das vendas.

As hashtags são muito comumente usadas não só para aumentar o alcance e o número de seguidores, como também para impulsionar vendas

Hashtags que remetam a um nicho de mercado específico podem e devem ser usadas para promover produtos e chamar a atenção de utilizadores potencialmente interessados, que ainda não conhecem a nossa marca.

Chamamos, agora, a atenção para uma questão algo enganosa quanto à estratégia de hashtags:

Muitas pessoas caem no erro de utilizar, na sua estratégia, o maior número de hashtags possível, incluindo, na sua maioria, as hashtags mais populares.

No entanto, essa nem sempre é a estratégia mais aconselhada.

Para que entendas como podes utilizar as hashtags de forma eficiente na tua estratégia, com vista a aumentar o alcance orgânico, continua a ler este artigo!

Categorias de hashtags (#) por volume

Antes de falarmos de boas práticas e outras dicas estratégicas, é importante saber que as hashtags são agrupadas em 3 categorias diferentes, de acordo com o seu volume:

  • Hashtags muito populares – Hashtags com + de 500 mil publicações
  • Hashtags mais ou menos populares – Têm até 500 mil publicações
  • Hashtags pouco populares – Têm até 100 mil publicações  

(Caso o teu nicho de mercado seja de menor ou de maior dimensão, estes números devem ser adaptados.)

Hoje, para elaborar uma estratégia de hashtags que traga resultados efetivos, isto é algo a ter em conta.

Ora vê o exemplo abaixo:

#marketingdeinfluencia – 43.3K publicações

#marketingdeinfluência – 5000+ publicações

#marketingdeinfluenciadores – 500+ publicações

São 3 hashtags diferentes, porém, acerca do mesmo tema: Marketing de Influência.

Qual destas hashtags tem menor concorrência? Em qual delas seria mais fácil posicionar melhor o nosso conteúdo, para ser encontrado com mais facilidade?

Na hashtag menos popular, certamente (#marketingdeinfluenciadores). Visto que há menos publicações associadas a ela, é uma hashtag de baixa competição, o que significa que a probabilidade de conseguirmos aparecer é maior.

A não ser que se trate de um macro ou mega influenciador, com mais de 1 milhão de seguidores, com boa taxa de engagement e poder de viralização, usar apenas hashtags muito populares não vai ter o desempenho esperado, pois a concorrência é muito alta.

Como contornar esta situação?

Antes de mais, deves saber que não há uma receita milagrosa e que é sempre necessário testar.

Na Influenza, acreditamos numa estratégia proposta por Marcos Paulo, explicada num vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0QkHvPNhx7E  do seu canal de Youtube. Seguimo-nos por ela e, para nós, parece resultar:

3# muito populares

3# mais ou menos populares

3# pouco populares

1# para a marca

Caso não seja possível cumprir esta estrutura, por não existirem hashtags relacionadas ao teu tema/nicho de mercado nas três categorias mencionadas, tenta escolher sempre 3 mais amplas e populares, 3 mais específicas e 3 de nicho.

Algumas perguntas frequentes:

1. Mas posso usar mais hashtags?

Claro! Quem sabe, até poderá ser mais vantajoso para o teu caso em particular. Deves sempre ir testando e monitorizando os resultados.

Alertamos, ainda, que deves criar vários grupos de hashtags diferentes, seguindo essa estrutura, e ir alternando entre eles. Cada grupo de hashtags deve ser utilizado com um intervalo de, pelo menos, 48 horas.

2. Há um limite de hashtags no Instagram?

Por mais que seja uma boa ideia começar a usar hashtags em todas as publicações, é importante lembrar que existe um limite: o Instagram delimita que cada publicação tenha, no máximo, 30 hashtags. 

Dessa forma, a plataforma consegue não só garantir que os conteúdos circulados permaneçam relevantes, mas também a evitar spam.

3. E se encontrar uma hashtag que é muito mais relevante do que as escolhidas tendo em conta a estrutura? 

Ora, aqui, o nosso conselho é o seguinte: não tenhas medo de selecionar e otimizar as hashtags que funcionam melhor para ti. 

Afinal, és TU que conheces melhor a tua marca, os teus produtos/serviços e o teu público-alvo; e isso vale muito mais do que qualquer algoritmo!

4. Hashtags próprias são aconselhadas?

Sim! Se criares uma única hashtag capaz de transmitir os valores e a identidade da marca, isso pode potencializar a relação com os os teus clientes e seguidores.

Uma maneira simples de fazer isso é criar uma hashtag com o nome da própria marca ou da campanha que está em vigor no momento e pedir que os utilizadores e clientes, ao compartilharem as publicações da mesma, também usem a hashtag!

Este é um gesto bastante simples que ajudará a criar uma sensação de comunidade entre os seguidores.

Lembra-te que o foco é usar as hashtags para aumentar o alcance, impactar potenciais clientes e impulsionar, assim, o número de vendas ou a notoriedade da marca.

Por essa razão, as hashtags que utilizas nas tuas publicações no Instagram devem representar o mais verdadeiramente possível o conteúdo em questão e a marca.

Boas práticas no uso das hashtags

1. Pesquisa as palavras adequadas para cada rede social

Não é porque uma hashtag é tendência no Twitter que fará sucesso no Instagram, e vice-versa.

Cada rede social tem uma identidade própria e possui um público-alvo diferente.

Deves sempre fazer uma pesquisa em cada rede social, de modo a observares quais são as hashtags mais populares, as mais ou menos populares e as menos populares (todas relacionadas, claro, com o nicho de mercado onde atuas).

2. Não uses muitas palavras juntas

Ou seja, #naocoloquestodooconteudonumasohashtag.

Isso dificulta a leitura e entendimento por parte dos utilizadores. Os espaços facilitam a leitura e assimilação da informação. Além disso, não é habitual as pessoas procurarem por hashtags com muitas palavras.

Tenta utilizar hashtags curtas, com apenas duas ou três palavras. Quando precisas de utilizar mais do que isso, um bom truque é iniciar cada palavra com letra maiúscula! 😉

3. Não uses uma hashtag para cada palavra da frase

Felizmente, esta situação já quase não se vê, mas é sempre bom lembrar esta dica!

Não coloques #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra.

Isto prejudica a leitura, instigando demasiadas pausas. Ainda mais grave do que isso, não faz sentido indexar conteúdos, como “a”, ou preposições, por exemplo “no”, que não dizem nada sobre o conteúdo da publicação.

4. Usa hashtags relacionadas com o post

A boa prática aqui é a de não exagerar na quantidade de hashtags.

A hashtag, como já vimos, é um recurso que serve como indexador, facilitando a navegação de outros utilizadores. Portanto, não deve ser utilizada para descrever ou destacar tudo o que aparece no texto ou imagem.

Usar o recurso em excesso dificulta a leitura do conteúdo e também pode afastar os seguidores, além de parecer oportunista e visualmente pouco apelativo.

Usa apenas hashtags relacionadas ao próprio post, ao teu nicho e à tua marca.

 

Como utilizar as hashtags na estratégia de marketing?

Agora que aprendeste algumas boas práticas na utilização de hashtags, sugerimos estratégias para te ajudar a ter mais alcance e visibilidade no Instagram.

1. Cria hashtags únicas para a tua marca

Utiliza uma hashtag específica para alguma ação de marketing da tua marca, como promoções ou sorteios, ou para um evento. Essa pode ser uma boa maneira de promover a interação com os seguidores.

Observa a seguinte situação hipotética:

A tua marca vai realizar um evento, com exposição de alguns produtos.

No local, preparaste alguns cenários temáticos para as pessoas tirarem fotografias com os produtos.

O ideal era que quem tirasse foto nesses cenários publicasse nas suas redes sociais, utilizando a hashtag criada para o evento.

Há várias ideias e estratégias deste tipo possíveis para eventos e ações promocionais, basta dar asas à criatividade!

2. Usa hashtags de localização

Esta é uma ótima dica para negócios locais!

Aproveitar a localização para usar como hashtag é uma estratégia eficaz que atrai os habitantes da cidade e os turistas que por lá passam!

Portanto, se possuis um negócio local, aproveita as hashtags da tua cidade e de locais próximos para aumentares a visibilidade do teu negócio na área.

3. Pesquisa as hashtags da concorrência

Espiar a concorrência… Quem nunca?

Acompanhar os perfis das empresas concorrentes é uma excelente maneira de te inspirares e de conseguires obter novos insights sobre as estratégias que estão a ser eficazes atualmente, inclusive a estratégia de hashtags. 

Podes ver quais são as hashtags que são mais utilizadas no teu nicho de mercado e talvez encontres algumas que desconhecias!

Portanto, não te esqueças de ir verificando as hashtags que os teus concorrentes estão a utilizar com frequência e perceber quais podem ser aplicadas no teu negócio.

4. Vai alternando as hashtags em cada post

Quando nos limitamos a copiar e colar sempre as mesmas hashtags, e na mesma ordem em todas as publicações, o algoritmo do Instagram pode considerá-lo como spam e penalizar o teu perfil em termos de alcance.

Por isso, não recorras sempre às mesmas hashtags.

Perde algum tempo a pesquisar e constrói vários grupos de hashtags (seguindo, preferencialmente, a estrutura que sugerimos acima) para ires alternando nas tuas publicações.

Muda a ordem, inclui novas opções e vai adicionando hashtags específicas que encaixam perfeitamente em cada tipo de conteúdo que publicas!

DICA BÓNUS: Se não gostas que as hashtags apareçam nos teus posts, por considerares visualmente pouco apelativo, ou por não gostares de descrições muito longas, descobre aqui uma técnica para manteres as hashtags escondidas.

Conclusão

Embora a principal função das hashtags seja organizar o conteúdo, elas não devem ser utilizadas em todas as redes sociais e sob os mesmos moldes.

No Instagram, a utilização de hashtags pode facilitar a criação de autênticas comunidades, aumentando, assim, o alcance e o número de seguidores do teu perfil.

No Twitter, as hashtags servem, essencialmente, para fazer parte das conversas existentes e para nos conectarmos com a atualdade, comentando sobre eventos em tempo real.

De maneira geral, usar muitas hashtags aleatoriamente, sem qualquer estratégia – seja no Twitter ou no Instagram – é ineficaz, mesmo que elas sejam bastante populares.

Antes de começares a seleção das hashtags, é muito importante que entendas como cada rede social funciona e o que está a resultar no momento.

 

Se, mesmo depois deste artigo, não conseguires melhorar os teus resultados no Digital através das hashtags, podemos ajudar-te! Contacta-nos, para que possamos Influenciar o mundo, juntos.

Vamos?

Até já, 

Influenza

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