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Como manter a criatividade na produção de conteúdo?

Criar diariamente conteúdo novo, fresco e original para no Digital não é nada fácil. Após algum tempo, pode faltar-nos inspiração e a verdade é que muitas pessoas que trabalham nesta área, inclusive produtos de conteúdo e influenciadores digitais, acabam por cair, muitas vezes, na banalidade – por outras palavras, o conteúdo que circula nas redes sociais é “mais do mesmo”.

Assim sendo, não é raro termos a perceção de que o conteúdo de um influenciador é quase uma cópia do conteúdo de outros. Ora, isto é, obviamente, algo a evitar. Por isso, estamos aqui para te ajudar no processo desafiante que é produzir conteúdo para as redes sociais.

Neste artigo, vamos dar-te todas as dicas para combateres esta tendência de banalidade e teres inspiração para criar conteúdo original!

Aqui, vamos abordar:

  1. Formatos de conteúdo mais comuns nas redes sociais
  2. 8 fontes de inspiração para criar conteúdo original
  3. Ideias de conteúdos para Instagram Reels

 

Antes de mais, é importante estares a par dos formatos de conteúdo mais comuns nas redes sociais.

 

Formatos de conteúdo mais comuns nas redes sociais

Texto

O texto é um formato que está presente em quase todos os formatos. Mesmo que optes por publicar apenas fotografias ou infográficos nas redes sociais, estes são sempre acompanhados por legendas ou os chamados copy.

Portanto, vale muito a pena investir tempo na escrita e em aprender a escrever melhor e a transmitir a mensagem pretendida. 

Mesmo que, de momento, não recorras muito ao texto para produzir o teu conteúdo, a escrita é uma habilidade muito útil para outras atividades de Marketing Digital: escrever mensagens de E-mail Marketing, textos para Landing Pages, entre outros.

Para dominares esse tipo de conteúdo, a dica que temos para te dar é: pratica muito! Lê o máximo que puderes e pesquisa sobre técnicas de copywriting.

 

Vídeo

Numa época em que existe tanta informação disponível, falta-nos o tempo necessário para a selecionar e consumir. Os vídeos surgem, então, como um formato de conteúdo mais fácil de digerir.

Tem sido uma tendência crescente e não parece abrandar, sendo o Youtube a segunda rede social mais popular do mundo, segundo dados da Oberlo

Também os vídeos nas redes sociais prendem muito a atenção, se forem sobre temas relevantes para a audiência em questão.

 

Infográfico

Os infográficos são peças fundamentais para uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Apresentam dados ou informações complexas de forma visual e simples. 

É um tipo de imagem que se tem tornado cada vez mais comum, pois facilita a absorção de informações que, de outra forma, as pessoas não teriam tempo ou, verdade seja dita, paciência para tentar assimilar.

É um formato de conteúdo em que vale a pena investir também pelo seu potencial de viralização. Além disso, já existem ferramentas – como o Canva, por exemplo – que o tornam muito fácil de ser produzido.

 

Fotografia

Se imagens valem mais que mil palavras, por que não utilizá-las também para impactar o nosso público-alvo?

Podes usar fotografias para ilustrar os teus posts, servindo de pano de fundo, para partilhar sítios bonitos ou simplesmente para deixar o feed bonito. 

Caso não tenhas possibilidade de tirar fotografias com boa qualidade, podes sempre recorrer a bancos de imagens gratuitos, como o Pexels!

 

Imagem

Caso sejas uma amante de Design e o teu público-alvo se situe nessa esfera, por que não criar imagens aesthetic e partilhar a tua arte nas Redes Sociais?

Para quem é iniciante, recomendamos sempre o Canva para criar imagens sobre qualquer assunto, com qualquer estilo – seja pré-definido ou personalizado, criado de raíz.

Imagens são utilizadas para quase todas as publicações, seja montagens com fotos e texto, ou simplesmente construções visuais abstratas!

 

Multimédia

Multimédia consiste em juntar dois ou mais formatos (como os apresentados acima), combinando conteúdo estático e dinâmico.

Esta é uma excelente forma de tornar conteúdos mais completos e interessantes, assim como atender às preferências do público, que pode estar mais interessado em consumir áudios, vídeos, etc.

Aquando de produzir conteúdo, verifica em que canais o teu público-alvo está presente. E, além disso, lembra-te de que variar os formatos é uma forma de atingir um público mais amplo!

 

Agora, sim, passemos ao que verdadeiramente interessa! Onde podes ir buscar inspiração para criar o teu conteúdo, seja em que formato for?

Abaixo, damos-te 8 Fontes de Inspiração para Criar Conteúdo Original.

8 Fontes de Inspiração para Criar Conteúdo Original

Existem imensas plataformas que podes explorar para retirar ideias. Neste artigo, falamos-te do Pinterest, do próprio Instagram, do Youtube, do Canva e muito mais!

Consumir muito conteúdo digital internacional também é uma boa dica para retirar ideias e inspirações diferentes daquilo a que estamos habituados a ver em Portugal. Porém, atenção! Continua a ser imperativo manteres-te original e fiel a ti próprio e ao teu estilo de comunicação/conteúdo.

Eis algumas fontes de inspiração para retirares ideias e criares conteúdo fantástico:

Pinterest

O Pinterest é, por excelência, a rede social da inspiração! Podes contar com inspiração para vários nichos de mercado, e sob diversas formas.

Lá encontras fotografias, infografias, frases motivacionais, vídeos, dicas, muitos passo-a-passo, etc. Por isso, é a primeira ferramenta escolhida para despertarmos a criatividade que há em nós e para termos novas ideias.

O Pinterest permite que cries várias pastas onde podes guardar os teus favoritos através de “pins”. Vai adicionando às tuas pastas, por categoria, os pins que podem ser interessantes para o teu público-alvo. Depois, é só dares asas à imaginação e criares o teu próprio conteúdo, com o teu estilo e toque pessoal!

 

Livros

Sim, isso mesmo! Ainda podes encontrar excelentes ideias nos livros. Pode parecer coisa do passado, mas os livros sempre foram uma fonte de imaginação, inspiração e criatividade.

O facto de hoje existirem muitas outras ferramentas digitais para nos inspirarmos, talvez mais estimulantes, não retira, de todo, o potencial dos livros. 

Aliás, atualmente, tudo está disponível online para todos, inclusive para outros produtores de conteúdo como tu, portanto, talvez um livro te dê ideias mais originais e inovadoras do que a própria internet.

Aponta todos os insights e quotes que gostes e que se enquadrem com o teu tipo de conteúdo e público-alvo, pois certamente serão muito úteis e originais!

 

Google Alerts

O Google Alerts é uma ferramenta do Google que, além de gratuita, é muito fácil de usar.

Podes criar alertas sobre o(s) assunto(s) que desejares – neste caso, idealmente, sobre o teu nicho de mercado – e, assim, sempre que esse assunto for pesquisado no motor de pesquisa Google e algum conteúdo novo for indexado, és notificado por e-mail (semanalmente ou mensalmente, de acordo com o que configurares)!

A ferramenta do Google Alerts deteta conteúdos como posts de blogue, páginas web, notícias, artigos, etc. No fundo, tudo o que estiver relacionado com o assunto sobre o qual criaste o alerta. Desta forma, estarás sempre informado(a) sobre assuntos relacionados com o teu nicho.

 

Feedly

O Feedly é uma ferramenta interessante onde podes ficar a par das novidades que interessam, poupando tempo que perderias a pesquisá-las e reuni-las todas.

Tem uma versão gratuita e uma versão paga. Para usares a versão gratuita, é preciso apenas criares uma conta com o teu e-mail.

No Feedly podes selecionar as tuas fontes de informação preferidas, criar pastas e seguir de perto websites que te interessem. 

Basta adicionares os websites e blogues que pretendes seguir e o Feedly mostrará sempre que estes publicarem algo novo, mantendo-te atualizado.

 

Youtube

No Youtube podes encontrar de tudo em formato vídeo.

O Youtube tem algo mesmo muito bom: inspira-nos mesmo quando não estamos em busca de inspiração. Podes mesmo utilizar os teus tempos de lazer para te inspirares para o trabalho!

É muito útil, porque, ao assistirmos a conteúdo em vídeo, muito provavelmente, iremos ganhar mais inspiração para produzir conteúdo de fácil entendimento pelo público. O vídeo é um formato de fácil assimilação e temos tendência para simplesmente o adaptar a outros formatos, o que pode ser mesmo muito positivo!

 

Instagram

Antes de o Instagram passar a ser trabalho, era apenas uma plataforma para partilhar fotografias lindas, paisagens únicas, partilhar momentos bons que passámos com outras pessoas… Lembras-te?

Convido-te a tentares olhar para o Feed do Instagram da forma que olhavas logo no seu início, apenas numa lógica de apreciação e de partilha! Talvez te surpreendas e encontres inspiração de uma forma bastante leve e inesperada.

 

Blogues

Há quem diga que os blogues já passaram à história. Nós não concordamos.

Apesar de as pessoas se dispersarem entre as inúmeras plataformas de redes sociais, ainda há muito conteúdo excelente a ser publicado em blogues.

O facto de estes já não receberem tanto tráfego é uma vantagem para os produtores de conteúdo que continuam a estar atentos aos blogues do seu nicho.

Podem, então, retirar insights desse conteúdo que não é amplamente difundido e que não é conhecido por todos, tornando mais fácil o surgimento de ideias originais.

 

Canva

A ferramenta de design mais intuitiva e fácil de usar do mercado!

O Canva é uma autêntica biblioteca de inspiração ao nível visual.

Quando estás sem ideias no que diz respeito ao aspeto visual dos teus conteúdos, explora um pouco do que há no Canva: inspira-te em templates pré-feitos e adapta-os ou, se surgir alguma ideia após teres visto tantas coisas giras e simples de fazer, começa algo de raiz!

 

[DICA BÓNUS] 

Quotidiano

O nosso dia-a-dia também pode ser uma fonte de inspiração. A nós, quando não estamos tão atentos, pode parecer que a nossa vida não tem nada de especial para mostrar. Contudo, há sempre algo diferente na vida de cada um que os outros podem considerar interessante.

Decerto que, durante o decorrer desta semana, assististe a alguma situação que convida a uma reflexão, passaste por algum sítio bonito para tirar uma fotografia, fizeste alguma receita merecedora de partilha, aprendeste algo novo que pode interessar aos teus seguidores, etc.!

 

Ideias de Conteúdo para Reels

Publicações interessantes, com elementos que, de certa forma, chamam a atenção dos utilizadores e entregam valor atingem altos níveis de engagement, enquanto conteúdos puramente publicitárias podem não ter o mesmo efeito.

A proposta do Reels é, justamente, dar o poder aos utilizadores de criarem conteúdos criativos através de uma ferramenta gratuita, que facilita a manipulação de vídeo e áudio ao mesmo tempo, com diferentes efeitos e filtros.

Cá vão as nossas ideias para te inspirares:

 

Cria Desafios

Um dos formatos de vídeo mais populares no TikTok, por exemplo, são desafios.

O Instagram Reels é uma plataforma criada para fazer face à concorrência do TikTok. Por essa razão, assemelha-se muito a ele, pelo que o tipo de conteúdo que normalmente resulta é muito similar.

 

Partilha Conteúdo Exclusivo dos Bastidores

O Marketing de Influência exige autenticidade e os consumidores anseiam por conteúdo autêntico vindo de marcas e de influenciadores que conhecem e em quem confiam. Por isso, mostra quem és!

Podes partilhar imagens exclusivas dos bastidores, informações privilegiadas e visões mais transparentes de como certas marcas operam. 

O Washington Post, por exemplo, parece um pouco intimidante e muito profissional, porém, na sua conta no TikTok mostra imagens dos seus editores a debater sobre as informações mais recentes numa reunião. Este tipo de material humaniza as marcas e incentiva outros consumidores a envolverem-se diretamente com essas marcas.

 

Mostra os sítios bonitos que visitas

Todos gostamos de conhecer lugares mesmo enquanto estamos na nossa casa, certo?

Mostrar lugares especiais e as tuas aventuras em cada um é algo que, habitualmente, prende a atenção e deslumbra os utilizadores.

 

Ilusão óptica e planos criativos

Recorre a ilusões ópticas e planos criativos para criares Reels que intriguem os utilizadores e os faça querer repetir a experiência que tiveram ao ver o teu conteúdo.

 

Revela o dia-a-dia da empresa

Revelar o que se faz realmente dentro da tua empresa, dar a conhecer as funções e as pessoas por detrás de cada função é uma ótima forma de criar empatia e uma maior proximidade com o público!

Eis alguns exemplos nos quais te podes inspirar: 

Se, mesmo depois deste artigo, continuares sem inspiração e sem ter a certeza do caminho por onde queres seguir nas tuas redes sociais, contacta-nos – teremos todo o gosto em ajudar-te!

Vamos Influenciar o mundo, juntos?

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