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Como ser um Influenciador Digital?

No nosso dia-a-dia, são incontáveis as vezes que abrimos o Instagram ou outra rede social e nos deparamos com publicações de influenciadores digitais, exibindo vidas aparentemente perfeitas e effortless, não é?

Na verdade, muitas vezes, sonhamos com a vida destas pessoas, porque “basta receber produtos das marcas, fazer uns posts e ainda somos pagos por isso”! Porém, ser influenciador digital não implica apenas publicar conteúdo, especialmente quando se quer fazer do Marketing de Influência profissão.

Neste artigo, explicamos-te como ser um Influenciador Digital (ou, pelo menos, como te iniciares neste profissão). Assim, aqui, vais ler:

  1. Vantagens de ser Influenciador Digital
  2. Desvantagens de ser Influenciador Digital
  3. Como ser um Influenciador Digital?
  4. Como ganhar dinheiro como Influenciador Digital?
  5. As melhores formas de colaborar com as marcas
  6. 5 passos para te tornares num Influenciador Digital

Primeiro, aconselhamos-te a ler o nosso artigo sobre Influenciadores Digitais: A Nova Profissão do Século XXI, onde explicamos o que são os influenciadores digitais e o que fazem. 

Agora que já estás a par do que é a profissão, falamos-te das suas vantagens e desvantagens. É sempre bom conhecer o mar antes de entrar no barco, certo?

 

Vantagens de ser Influenciador Digital

Relembramos-te (ou desvendamos-te!) as vantagens de trabalhar como influenciador digital:

 

Mobilidade

Um influenciador digital é um nómada digital. Pode trabalhar a partir de qualquer lugar, a qualquer hora. Basta ter acesso a um computador, a um smartphone e internet.

Quem diria, há umas décadas, que seria possível este tipo de trabalho?

Pode parecer um sonho, mas é bem real. Não obstante, é preciso ter a disciplina necessária para manter as redes sociais sempre atualizadas com conteúdos relevantes, publicando regularmente. 

Além disso, é importante seguir à risca os padrões de qualidade a que habituaram os seus seguidores, quer estejam a trabalhar no escritório em Lisboa, em casa no Alentejo ou numa praia das Caraíbas.

 

Liberdade

A verdade é que, geralmente, enquanto influenciador digital, és TU que tens toda a liberdade para criar o teu conteúdo e divulgá-lo como bem pretenderes.

Os influenciadores digitais não possuem propriamente um “chefe” para lhes dar ordens. É o próprio influenciador que decide toda a estratégia subjacente ao seu negócio. 

Portanto, enquanto influenciador digital, és TU quem está à frente da tua carreira: podes escolher o assunto sobre o qual queres falar, como (e quando) vais produzi-lo, em que canais pretendes divulgá-lo e com que frequência.

 

Novas experiências

As experiências proporcionadas pelas marcas aos influenciadores digitais são várias: viagens inesquecíveis, usufruto de novos produtos, passe VIP para eventos maravilhosos, entre muitos outros, como bem sabemos.

Como influenciador digital, terás, certamente, acesso a experiências exclusivas e serás presenteado constantemente. 

As marcas desejam engagement e, para alcançarem os seus objetivos de marketing, comunicação e vendas, fazem tudo o que estiver ao seu alcance para usufruírem do teu poder de influência nas redes sociais.

 

Agenda flexível

Como já deves ter percebido, és o(a) dono(a) do teu próprio negócio; só tu mandas em ti. Assim, podes perfeitamente organizar a tua agenda como preferires.

Podes trabalhar mais pela manhã, pela tarde ou pelo fim do dia, aproveitando as horas em que és mais produtiva para trabalhar e as restantes para descansar ou para outros afazeres. 

É possível conciliares a tua vida pessoal com os teus compromissos profissionais do modo mais conveniente e confortável possível para ti.

 

Desvantagens de ser Influenciador Digital

Apesar de parecer a profissão perfeita, ser influenciador digital também tem as suas desvantagens. Vê quais, abaixo:

 

Falta de privacidade

Quando os influenciadores digitais chegam a um certo patamar de sucesso, acabam por ver a sua privacidade desrespeitada, tal como acontece com as celebridades.

Neste caso, o problema pode tornar-se ainda mais grave, pois todas as ações dos influenciadores digitais podem ser registadas e publicadas instantaneamente. Para além disso, existe um enorme arquivo, chamado internet, com todas as suas ações anteriores, pelo que basta uma mínima incoerência para serem alvo de escrutínio.

 

Haters

Haters são pessoas que, a partir das suas contas de redes sociais ou de perfis falsos, dedicam o seu tempo a propagar comentários de ódio e perseguir celebridades e/ou influenciadores.

A melhor coisa a fazer é mesmo ignorá-los e não lhes dar luz em pleno palco virtual. Nunca respondas a este tipo de comentários utilizando o mesmo tom com que foram escritos. Por vezes, pode ser difícil, mas essa é, decerto, a pior coisa a fazer.

 

Pressão

Os influenciadores digitais são alvo de uma exposição quase total, uma vez que partilham muito da sua vida pessoal no digital. Por essa razão, são frequentemente escrutinados por mal-entendidos ou, por exemplo, pelo facto de o conteúdo que postaram não ir ao encontro das expectativas do seu público.

Por outras palavras, à mínima falha, os influenciadores podem ser fortemente atacados pela sua comunidade ou por pessoas exteriores a ela, enfraquecendo a sua reputação. Assim sendo, existe uma grande pressão para que tudo esteja perfeito, o que, muitas vezes, pode levar os influenciadores digitais à exaustão. 

 

Como ser um Influenciador Digital?

Já te explicámos anteriormente, aqui no blog, o que são influenciadores digitais e o que fazem,  bem como a importância crescente dos micro e nano influenciadores. Agora, damos-te algumas dicas para te iniciares como influenciador digital! 

Identifica a tua paixão e torna-te expert nela

Explora áreas que adoras e aprende tudo o que puderes! As pessoas dão valor aos influencers que conseguem explorar vários temas (relacionados, atenção!) com paixão e produzir conteúdos diferenciados que agreguem valor.

Portanto, primeiro que tudo, pensa nos temas que tu dominas e que integram o teu quotidiano. Muitas vezes, este é logo o primeiro obstáculo no caminho. Dica: Percebe quais são os tópicos que costumas abordar que mais prendem a atenção dos teus seguidores ou quais já são automaticamente associados a ti!

Quanto mais gostares e perceberes do assunto, mais autêntico será o teu conteúdo!

 

Encontra o teu nicho

Como sabes, o mercado do Marketing de Influência está a crescer a olhos vistos, pelo que já não chega escolher assuntos genéricos e aleatórios para chamar a atenção dos seguidores. Tens de ser seletivo e coeso na escolha dos teus temas, limitando-te à tua especialidade.

Para que o teu conteúdo seja realmente de valor para um certo público, precisas de encontrar o teu próprio nicho. Descobre o grupo de pessoa sou público para quem o teu conteúdo vai, muito provavelmente, agregar valor e produz o teu conteúdo sempre para esse público. Assim, conseguirás construir a tua autoridade no assunto.

Será mais fácil seres uma figura de referência num nicho específico do que num público generalizado. Exemplo: ao invés de criares apenas mais um canal de moda feminina, aposta num segmento mais específico, como plus size ou fashion fitness.

 

Sê um amigo e não um vendedor

Comunica com os teus seguidores como se fossem os teus amigos. Procura solucionar os seus problemas e oferecer conteúdos relevantes e interessantes. Os seguidores não são só números, são clientes e, antes disso, são pessoas.

Já não faz sentido produzir conteúdos pensando apenas no alcance e nos likes. Importa comunicar de forma autêntica, pessoal e empática. Hoje, é esta a mentalidade empreendedora que te vai permitir diferenciares-te da concorrência, pois só serás bem-sucedido graças à aprovação e admiração do teu público.

Tal como conheces bem os teus amigos, tens de conhecer bem o teu público, a persona do teu negócio. Só assim é possível produzir conteúdo realmente relevante para ele: que resolva os seus problemas, diminua as suas angústias e aumente a sua felicidade!

 

Cria o teu próprio estilo

Todos sabemos que a qualidade das fotografias é imprescindível, mas, mais do que isso, é necessário criar uma identidade visual própria. Há que ter em atenção aos cenários, ao estilo de fotografia, às cores e à edição; tudo isto tem de ser feito de forma coesa, contínua e pessoal.

No Instagram, principalmente, as tuas fotografias devem ser reconhecidas como sendo tuas sem ser preciso ler o nome de utilizador. Há quem prefira um feed com uma tonalidade mais quente, há quem prefira uma tonalidade fria, cheio de cores, mais clean, em linha ou não… Tudo depende do teu gosto pessoal!

A construção de uma identidade visual própria é essencial para a consolidação de uma marca pessoal no digital.

 

Como ganhar dinheiro como Influenciador Digital?

Os grandes influenciadores digitais são muito bem pagos para divulgar produtos, marcas e serviços nas suas redes sociais. Prevê-se que esta indústria chegue a valer 15 mil milhões de dólares em 2022, pelo que, na nossa opinião, a nova profissão do século XXI  vai obter um rendimento cada vez maior.

Ainda assim, a perceção das pessoas relativamente ao método de pagamento dos influenciadores digitais permanece um pouco incompreensível. Por isso, para que tudo se torne claro para ti, desvendamos, de seguida, as maiores fontes de rendimento dos influenciadores digitais.

 

Posts patrocinados

Os posts patrocinados são uma das maiores fontes de rendimento dos influenciadores digitais. As marcas pagam aos influenciadores para divulgarem os seus produtos e serviços, transformando aquilo que seria apenas uma comunicação de uma marca numa conversa autêntica, de amigo para amigo (neste caso, de influenciador digital para os seus seguidores).

Como influenciador digital, é necessário fazer escolhas acertadas no que diz respeito às marcas que decides promover. Estas devem encaixar-se perfeitamente nos tópicos sobre os quais és uma figura de referência e devem, igualmente, partilhar dos mesmos valores e concordar com o teu estilo de comunicação.

Para além disso, não te esqueças de que todo o conteúdo pago deve ser sinalizado como tal, sob o prejuízo de que, se não o fizeres, podes perder credibilidade.

 

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados consiste em anunciar produtos de outras pessoas em blogs e nas redes sociais, em troca de comissões.

Como funciona?

Se algum seguidor comprar um produto através de um anúncio que tu colocaste, o dinheiro da comissão entra automaticamente na tua conta. 

Quantas mais pessoas clicarem, mais comissões ganhas!

 

Cursos online, palestras e mentorias

O influenciador digital bem-sucedido é aquele que conquista uma autoridade gigantesca no seu nicho de mercado e, dessa forma, inspira toda a sua comunidade a seguir os seus passos.

Para isso, promove cursos, encontros com a sua comunidade, palestras e mentorias para transmitir o seu conhecimento, aumentar a sua credibilidade, reforçar a relação com os seguidores e ainda lucrar.

Caso sejas verdadeiramente expert numa matéria e tenhas pessoas interessadas em obter o conhecimento que possuis, podes desenvolver cursos e programas de mentoria para iniciantes, por exemplo.

 

Presença em eventos

Muitas vezes, os influenciadores digitais são muito desejados em eventos fora do online, como inaugurações de espaços, lançamentos de novos produtos e divulgação de marcas. 

A presença de um influenciador digital neste tipo de eventos significa resultados fantásticos para as marcas, como maior visibilidade e notoriedade, aumento das vendas, melhoria da imagem e reputação, etc. Assim, não é raro pagar pela presença de um influenciador digital em eventos de uma marca.

As agências de Marketing de Influência são, normalmente, as responsáveis por intermediar este tipo de negócio, estabelecendo a junção perfeita entre os eventos e marcas que vão ao encontro do perfil do influenciador digital e vice-versa.

 

As melhores formas de colaborar com as marcas

A colaboração entre influenciadores digitais e marcas pode existe sob diversas formas, tendo em conta os objetivos da marca e o influenciador em questão.

Os influenciadores digitais, mesmo os micro e nano influenciadores, têm um poder de influência crescente nos consumidores. Caso queiras tornar-te num, deves saber aquilo que vales e as situações de colaboração mais comuns:

 

Conteúdo patrocinado pela marca

Nesta situação, a empresa mostra-te como gostaria que o seu produto ou campanha fosse apresentado pelo influenciador digital, fornecendo-lhe as guidelines daquilo que é pretendido.

Deves ter em atenção as diretrizes da marca para construir os teus copy, imagens e hashtags, para que todos esses elementos usados por ti representem, ao máximo, a marca parceira.

A divulgação deste conteúdo pode ocorrer por Stories no Instagram, Posts no Feed, vídeos, etc., de acordo com as condições do contrato.

 

Produtos Recebidos

Esta é, na maioria das vezes, a forma de pagamento para nano e micro influenciadores, mas nem só.

Aqui, as marcas limitam-se a enviar produtos ou oferecer serviços aos influenciadores digitais, para que os recomendem nas redes sociais.

Para ti que estás a dar os primeiros passos como influenciador digital, lembra-te de que deves recomendar apenas e só os produtos ou serviços de que gostas verdadeiramente, mantendo a autenticidade e, consequentemente, a credibilidade junto dos teus seguidores. Esta é uma regra que se aplica a todas as formas de colaboração com as marcas!

 

Takeover

O Takeover implica que o influenciador digital apareça nos stories da própria marca, para interagir com os seguidores.

Pretende-se que o influenciador estabeleça uma relação entre o seu quotidiano e a marca parceira: pode destacar a sua participação em eventos da marca e falar sobre ela de maneira muito próxima, por exemplo. 

Muitas vezes, esta estratégia também serve para responder a dúvidas dos seguidores, relatar experiências positivas com a marca e com os seus produtos e/ou serviços, entre outros.

 

Participação em Eventos

Como vimos acima, a participação em eventos é uma forma muito fácil de marcar presença no mundo offline e de obter algum rendimento sem grande esforço!

Se surgir a oportunidade, podes apresentar uma palestra, ser mediadora num debate ou simplesmente circular pelo espaço interagindo com o público presente, sendo pago(a) por isso!

 

5 passos para te tornares num Influenciador Digital

Reunimos, para ti, algumas dicas que, a nosso ver, são fundamentais para te iniciares nesta jornada e seres um Influenciador Digital de sucesso!

 

1. Sê AUTÊNTICO

 

Parece um grande clichê que, na verdade, não tem grande valor ou não nos ajuda mesmo, porém, a autenticidade é a tua maior e melhor proposta de valor enquanto influenciador digital. 

Seres tu próprio é comprometeres-te, todos os dias, a entregar conteúdo exclusivo e original para o teu público.

Para além disso, a autenticidade é uma grande salvaguarda para os influenciadores digitais, dada a exposição enorme a que estão sujeitos. Se fores sempre verdadeiro com os teus seguidores, não haverá nada suficientemente forte para arruinar a tua reputação online. Portanto, faz da sinceridade um princípio e não tenhas receio, nunca, de mostrares a tua personalidade! É isso que te diferencia no meio da multidão.

 

 

2. Descobre o nicho perfeito

 

Como vimos acima, este é um passo crucial para embarcares nesta jornada. Não caias no erro de escolher explorar temas trendy, que estão “na moda”. Ao invés disso, foca-te em temas que te apaixonam e em que és particularmente bom.

Depois de fazeres esta seleção, identifica aquele que será o teu público-alvo e começa a produzir conteúdo exclusivamente a pensar nesse segmento.

Se te comprometeres a um nicho específico, as probabilidades de conseguires um posicionamento mais favorável no mercado são maiores.

 

 

3. Escolhe os canais certos

 

Se o teu público-alvo está presente, maioritariamente, no Instagram, não faz sentido estares a produzir conteúdo para todas as redes, certo? Isso significa apenas desperdício de tempo. Descobre quais são os canais em que está o teu público e concentra-te neles!

Para além disso, também o formato de conteúdo é importante. Não faz muito sentido um influenciador digital de desporto estar a produzir conteúdos em texto para o LinkedIn, por exemplo. Conteúdos em vídeo para o Facebook e Instagram talvez fossem mais adequados para cativar a audiência.

O canal ideal ou os canais ideais dependem muito do tipo de conteúdo, público e estratégia. Para um influenciador do campo político, talvez o Twitter seja uma opção mais interessante do que o Instagram ou o Facebook. Já um influenciador de tecnologia pode observar que é no Youtube que os seus conteúdos têm um maior alcance e impacto, portanto, é nesse canal que tem de concentrar as suas forças.

 

 

4. NUNCA compres seguidores

 

Há quem prefira chegar mais rápido; nós, INFLUENZA, preferimos chegar mais longe. Por isso, nunca aconselhamos a compra de seguidores.

Comprar seguidores é uma estratégia pensada a curto-prazo e não vale, de todo, o prejuízo que pode causar à reputação de um influenciador digital. É apenas uma curta e perigosa ilusão.

Enquanto influenciador, prioriza sempre a ética profissional e respeita o teu público, evitando práticas fraudulentas. Não são os números que interessam; são as pessoas. Serão sempre as pessoas.

 

 

5. Entra em contacto com marcas locais

 

No início, escusado será dizer que não te vão cair propostas do céu, não é?

Desenvolver habilidades comerciais e de relações interpessoais também faz parte da rotina de um influenciador digital, por isso, tens de começar desde logo a apurar as tuas competências de negociador!

Começa pelas marcas locais, propondo parcerias para aumentar a sua visibilidade e vendas. De início, e especialmente se ainda não tens um grande alcance como influenciador digital, é normal que o método de pagamento seja apenas a oferta de produtos ou serviços.

Com o tempo, o teu portfólio vai crescer, assim como o número de seguidores e o impacto do conteúdo que produzes nas redes sociais, e poderás cobrar um valor justo pelo teu trabalho!

 

A Influenza está ansiosa por embarcar nesta jornada contigo. 

Vamos Influenciar o mundo, juntos?

Ficamos à tua espera!

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