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Instagram Reels: o novo rival do Tik Tok

O Tik Tok teve um crescimento surreal durante o período de confinamento, contudo, talvez o seu fim esteja perto. O Instagram lançou, recentemente, uma nova funcionalidade que se assemelha muito ao TikTok e que pode ser utilizada no próprio Instagram.

Neste artigo, vamos falar-te sobre:

  1. O que é o Tik Tok?
  2. O que é o Instagram Reels?
  3. Guia para utilizar o Reels
  4. Como utilizar o Reels para negócios
  5. 5 marcas que estão a usar bem o Reels
  6. Qual é o futuro do Reels?

O que é o Tik Tok?

O TikTok, anteriormente Musical.ly, é uma aplicação móvel que permite gravar e partilhar vídeos curtos (15 a 60 segundos), geralmente, de danças ou cenas de humor. Os utilizadores podem seguir os perfis uns dos outros, gostar das publicações, comentar e partilhar, como em qualquer rede social.

Desde o seu lançamento, a popularidade da aplicação tem vindo a aumentar. Em outubro de 2018, o TikTok foi a aplicação de fotografia e vídeo mais instalada na AppleStore em todo o mundo.

Este fenómeno surreal de crescimento deu-se após a fusão com o antigo Musical.ly em agosto de 2018, que fez com que os utilizadores do primeiro migrassem automaticamente para a nova plataforma.

Três meses após a fusão, os downloads da aplicação aumentaram em 20%. Significa isto que o TikTok alcançou os 130 milhões de utilizadores no mês de outubro de 2018, superando redes sociais como o Instagram, o Facebook, o Youtube e o Snapchat nos Estados Unidos da América.

Este ano, durante o confinamento, o uso das redes sociais aumentou significativamente. Entretanto, o TikTok, que, antes da pandemia, já estava em pleno crescimento, apresentou números melhores do que outras plataformas. 

Com 65 milhões de downloads no mundo em março (segundo o site especializado SensorTower), a aplicação móvel, que contava com 800 milhões de utilizadores em janeiro de 2020, segundo o DataReportal, aproxima-se, agora, dos mil milhões de utilizadores.

O que é o Instagram Reels?

O Instagram Reels é, segundo a própria empresa, uma “nova maneira de criar e descobrir vídeos curtos e divertidos no Instagram”.

O anúncio do lançamento do Reels foi feito pelo próprio Instagram no dia 5 de agosto de 2020. A nova funcionalidade foi testada, primeiramente, no Brasil, em França e na Alemanha e, agora, expande-se para mais de 50 países, incluindo Portugal. 

O Instagram Reels é um convite à criação e partilha de vídeos divertidos com os nossos amigos ou qualquer outra pessoa no Instagram.

Cada um de nós – influencer, marca, mãe, pai, filho ou avó – pode, agora, gravar e editar vídeos incluindo vários clipes de 15 segundos com áudio, efeitos e muito mais, no próprio Instagram!

Pode, igualmente, partilhar os seus vídeos do Reels de 3 formas:

  1. No Feed;
  2. Nos Stories;
  3. No “Explorar”. 🔍

Ao escolher esta última opção, os vídeos passam a estar disponíveis para a grande comunidade do Instagram. No fundo, o Reels oferece a qualquer pessoa a oportunidade de se tornar um criador de conteúdo no Instagram e alcançar novos públicos neste palco gigantesco.

Poderás ver, num Feed vertical personalizado para ti, uma seleção de vídeos do Reels feitos por vários utilizadores. Podes colocar gosto, comentar ou partilhar os vídeos do Reels com os teus amigos, tal e qual como acontece com as publicações no Feed.

Poderás, também, deparar-te com alguns vídeos do Reels “Em destaque”. Caso o teu vídeo Reels estiver em destaque no Explorar, não te preocupes, pois estarás informado (vais receber uma notificação)!

Esses vídeos “Em destaque” consistem numa seleção de vídeos do Reels públicos, ou seja, disponibilizados no “Explorar” por outros utilizadores, escolhidos para te ajudar a descobrir conteúdo original de que gostes!

Isto significa que, ao invés de veres apenas Reels de contas que segues, poderás ver, também, Reels de contas populares e em alta no Instagram!

Embora o funcionamento do algoritmo do Reels ainda não tenha sido desvendado, parece assemelhar-se ao funcionamento do algoritmo da secção “Para ti” do TikTok. Provavelmente, a escolha dos vídeos do Reels que te aparecem é influenciada por quem segues, pelo conteúdo com o qual interages e pela tua localização geográfica.

Faz sentido, certo?

A plataforma afirma que “o Reels oferece às pessoas novas formas de se expressarem, de descobrirem mais daquilo que amam no Instagram”. Para além disso, “ajuda qualquer pessoa com o objetivo de se tornar um criador de conteúdo a ganhar visibilidade”.

Falando agora de estratégia… 

O Reels é, claramente, uma manobra estratégica do Instagram para fazer face à sua concorrência direta: o TikTok. 

O TikTok tem apresentando uma curva de crescimento (em termos de popularidade) nos últimos 12 meses. No primeiro trimestre de 2020, o TikTok foi a aplicação móvel mais instalada de sempre num trimestre, segundo a Adweek.

Para não perder os seus utilizadores, que, mais recentemente, têm vindo a migrar para o TikTok, o Instagram lançou esta nova funcionalidade – o Reels – que faz exatamente o mesmo do que a aplicação concorrente.

Assim, o Instagram consegue centralizar na mesma aplicação móvel tudo aquilo que as pessoas mais adoram, de momento, no digital (pelo menos no que diz respeito a redes sociais): formato vídeo, música, efeitos, entretenimento e diversão! 

Se está tudo concentrado num só lugar, para quê deslocarmo-nos para outro?

Acrescente-se, ainda, que o público-alvo do TikTok está a mudar: a app da Geração Z estende-se também aos Millennials. Estes últimos representam, atualmente, uma fatia de utilizadores maior do que nunca, transformando o TikTok numa plataforma muito mais atraente para anunciantes.

De acordo com dados recentes da Comscore, a percentagem de utilizadores do TikTok nos EUA com idades entre 25-34 anos aumentou de 22,4% (em janeiro) para 27,4% (em abril); enquanto a faixa dos 18-24 anos caiu de 41,1% para 35,3%.

Na verdade, esta não é a primeira vez que o Facebook, empresa detentora do Instagram, tenta lançar uma alternativa ao TikTok. O Facebook já havia lançado uma outra aplicação móvel – Lasso -, porém, não foi bem-sucedida.

O Reels, pelo contrário, tem uma alta probabilidade de ser um autêntico sucesso, dado o excelente posicionamento do Instagram e toda a familiaridade que já todos temos com a aplicação.

O IGTV foi um sucesso, todavia, ainda havia uma lacuna por preencher. O Reels veio colmatá-la com conteúdo de qualidade, mas ainda informal e com uma longevidade superior a 24h, exatamente o que faltava ao Instagram. 

Para as marcas, é uma oportunidade para mostrarem a sua personalidade de forma mais dinâmica e criativa!

 

A seguir, damos-te um guia geral para utilizares o Reels e, ainda, uma breve explicação sobre como usar o Reels para negócios!

Como utilizar o Reels?

Aqui, explicamos-te como usar o Reels, tirando partido de todas as suas opções!

As opções de edição do Instagram Reels incluem a possibilidade de incluir músicas da biblioteca do Instagram, adicionar efeitos, usar temporizador e a possibilidade de recortar e juntar diferentes secções de vídeo numa só

Descobre como, abaixo! 👇

1º passo: Clica no ícone da câmera, no canto superior esquerdo, como se fosses adicionar uma Stories.

2º passo: Em baixo, seleciona a opção Reels. Depois, verás um menu lateral com quatro opções: Áudio, Velocidade, Efeitos e Temporizador.

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3º passo: Ao clicares em Áudio, poderás escolher qualquer música da Biblioteca do Instagram, tal como acontece nos Stories. Usa a barra existente na parte inferior da tela para escolheres o trecho da música que desejas incluir no teu vídeo. 

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4º passo: A opção Velocidade controla a velocidade da reprodução do vídeo (podes torná-lo mais lento ou mais rápido).

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5º passo: Em Efeitos, tens acesso aos mesmos filtros dos Stories.

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6º passo: Por fim, a opção Temporizador disponibiliza-te um temporizador para te auxiliar na coordenação dos takes. Este recurso permite ter até 15 segundos antes que inicie automaticamente a gravação do vídeo. Assim, podes gravar vídeos sozinho! Arrasta a ponta direita do retângulo vermelho para definir o tempo e toca em “Definir Temporizador”.

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Agora sim, vamos passar da exploração à execução!

7º passo: Começar a gravar!

Para começares a gravar, basta pressionares o botão central. 

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(Informação extra: Ao concluires um take antes dos 15 segundos, podes editá-lo selecionando o ícone do canto esquerdo, ao lado do botão central).

8º passo: Para editar o fragmento de vídeo que acabaste de gravar, abre-o clicando no ícone do canto esquerdo. Podes apagá-lo, recortá-lo ou simplesmente voltar ao menu inicial.

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9º passo: Depois de gravares um clique, surgirá uma nova opção – Alinhar

Clica nela para visualizares o frame final do clipe anterior. Assim, podes iniciar uma nova gravação com a câmera no ângulo exato desse frame, produzindo um efeito de continuidade da cena. 

Quando alinhares os dois vídeos, inicia novamente a gravação!

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10º passo: Quando terminares a composição do vídeo, clica na seta do lado direito do ícone do Reels! Nesta etapa podes adicionar stickers, filtros, frases, etc.!

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11º passo: Agora, estás pronto para partilhar a tua produção com o mundo, certo? 

Para isso, pressiona o botão da seta, no canto inferior direito. Podes partilhar o teu Reels nos Stories, no Feed, por mensagem privada e ainda na opção “Explorar”! 

Caso escolhas esta última opção, as pessoas poderão ver o teu Reels na sua secção de “Explorar”. 🔍

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Como utilizar o Reels nos Negócios?

O Instagram Reels é simplesmente uma nova maneira de construires e consolidares a tua comunidade, bem como aumentares o teu alcance no Instagram. É uma maneira mais divertida e envolvente para partilhares vídeos virais e criativos com o teu público!

Embora tenha sido lançado muito recentemente, o Instagram Reels já está a provar ser um espaço do qual marcas e criadores de conteúdo podem tirar partido para os seus negócios.

Portanto, se usas o Instagram para promoveres o teu negócio, que tal começares a testar o Reels? Se o fim do TikTok é uma possibilidade, o melhor é entrar em ação o mais rápidamente possível. Quando mais cedo estiveres numa plataforma, a trabalhar para construir a tua comunidade, mais depressa chegarão os resultados! 

O melhor a fazer é sempre antecipar e começar, desde logo, a preparar alternativas para os consumidores.

Posto isto, damos-te 3 formas de incluires o Instagram Reels na tua estratégia de marketing:

Dica Reels #1: Cria Conteúdo Único e Valioso para a TUA Comunidade

Os Instagram Reels foram concebidos num estilo rápido, divertido e criativo. Oferecem a possibilidade de usar filtros e efeitos especiais que tornam a criação de conteúdo mais autêntica e cativante.

Ora, isto é uma grande oportunidade para as empresas mostrarem o seu lado mais humano e menos perfeito, o que pode ser uma janela aberta para a construção de relacionamentos mais genuínos com os consumidores e para fortalecer a comunidade.

Já não é preciso “guardar” a nossa personalidade para mostrar noutras aplicações, como o TikTok ou o Snapchat; agora, há espaço para todos os nossos eu no Instagram.

E o melhor disto? É que, provavelmente, ao mostrares todas as tuas faces, alcançarás um público totalmente novo! Se os teus Reels aparecerem na secção Exporar dos outros utilizadores, eles poderão clicar imediatamente no botão Seguir.

Dica Reels #2: Partilha Conteúdo Educacional

Este tipo de conteúdo é um ótimo exemplo daquilo que, geralmente, entrega valor aos utilizadores.

Partilha com a comunidade Instagram:

  • As tuas Dicas de viagem;
  • As tuas Receitas;
  • Como tiras a foto perfeita e como a editas;
  • Como guardas a tua roupa de forma a ocupar menos espaço;
  • Como utilizar um lenço de diversas maneiras;
  • Etc.

Dica Reels #3: Apresenta os teus Produtos

O Instagram Reels é uma ótima oportunidade para as marcas e empresas que pretendem aumentar a sua notoriedade e as suas vendas na plataforma.

Especialmente porque os Reels podem surgir na secção Explorar, utilizadores que não te seguem poderão ver o teu conteúdo, gostar e passar a seguir-te!

Mais uma vez, embora não tenhamos a certeza sobre como funciona o algoritmo do Instagram Reels, poderá ser uma boa ideia usar #hashtags e legendas descritivas, para que o Instagram perceba de que trata o nosso conteúdo.

 

5 Marcas que estão a usar bem o Reels

  1. Sephora France
  2. Louis Vuitton
  3. My Paris Portraits
  4. Fast And Food
  5. June Sixty Five

Qual é o futuro do Instagram Reels?

Afinal, o que significa o Instagram Reels para as marcas e empresas?

Uma coisa é certa: 

Quando o Instagram lançou o Stories em 2016, havia, aproximadamente, 150 milhões de utilizadores. Agora, apenas 4 anos depois, são mais de 500 milhões os utilizadores que usam o Stories todos os dias.

Olhando para estes dados, parece que o Instagram Reels tem um futuro brilhante pela frente! 

Portanto, como já dissemos, é sempre bom começar a trabalhar no posicionamento enquanto a competição ainda é reduzida. Assim, quando todos lá chegarem, tu já lá estás, com uma presença forte e consolidada, porque chegaste mais cedo!

Vários influenciadores e marcas já começaram a apostar no Reels como forma de promoção de produtos – e isto é apenas o início. Futuramente, é provável que as marcas aproveitem o Reels para promoverem os seus produtos, em parceria com influenciadores digitais (tal como aconteceu com o TikTok).

De momento, ainda só estão disponíveis um certo número de GIFs e stickers no Reels, mas espera-se que, futuramente, seja possível usar mais uma série de recursos do Instagram Stories, como stickers comprados e swipe-up links.

Os utilizadores ativos do Instagram já são mais de mil milhões e, se aprendemos alguma coisa com a introdução das Stories no Instagram, é que o Instagram sabe como replicar um formato já testado e torná-lo um êxito. 

 

E tu, achas que o Reels será o fim do TikTok ou és #TeamTikTok inabalável?

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