Menu

Como escolher o influenciador certo para a minha marca?

Os influenciadores digitais ou influencers são uma das maiores tendências do Marketing, sendo já uma aposta comum na estratégia de comunicação das marcas de todos os setores e dimensões. 

Por isso, neste artigo vamos partilhar algumas dicas para que escolhas o influenciador certo para a tua marca!

  1. O que é um influenciador digital?
  2. Vantagens de trabalhar com influenciadores digitais
  3. A importância da escolha do influenciador
  4. Como escolher o influenciador certo para a minha marca?
  5. Conclusão

 

O que é um influenciador digital?

Um influenciador é alguém com uma capacidade acima da média para influenciar um grupo de pessoas, ou seja, é um líder de opinião.

Em marketing, os influenciadores digitais são pessoas que têm o poder de influenciar as decisões de compra dos potenciais clientes de um produto, serviço ou marca. 

Conhecidos como influencers, estes indivíduos possuem um público fiel nas suas redes sociais, sobre o qual exercem a sua influência no que diz respeito não só a decisões de compra como também a ideias e comportamentos.

Segundo a revista Forbes, o termo “influência”, neste contexto, surge diretamente associado aos seguidores com quem o influenciador partilha conteúdo através das plataformas digitais.

O Influencer Marketing Hub complementa esta definição ao afirmar que o influenciador tem o poder de afetar as decisões de compra do seu público devido à sua autoridade, conhecimento, posição e/ou relacionamento com o mesmo.

Vantagens de trabalhar com influenciadores digitais

O mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores mais exigentes. Já não basta apenas ter um bom produto/serviço e promovê-lo nos media tradicionais, para todas as pessoas, da mesma forma. 

Os consumidores querem agora um tratamento personalizado e que satisfaça as suas necessidades e desejos específicos. Já não se limitam a comprar apenas os produtos que vêem na televisão e nem sequer a pesquisar as características dos produtos. 

As comunicações de marketing das marcas, por si só, já não são tão impactantes. Há mais fatores a entrar agora no processo de decisão.

Antes de tomarem qualquer decisão de compra, os consumidores recorrem aos amigos, familiares e pessoas que seguem nas redes sociais para saberem as suas opiniões sobre um tal produto, e pesquisam recomendações na internet.

Neste panorama, a opinião das pessoas que estão a par de um determinado assunto ou serviço conta muito para a sua decisão de compra. Por isso, a divulgação feita por um influencer em quem confiam tem grande potencial para converter em futuras vendas, assim como para auxiliar na fidelização à marca.

Segundo um estudo realizado pelo Collective Bias, 30% dos consumidores estão mais dispostos a comprar um produto quando recomendado por um influenciador digital.

Eis 6 motivos pelos quais deves incluir o Marketing de Influência na tua estratégia de comunicação:

1. Alcance

Os influenciadores digitais possuem, geralmente, um público bastante alargado nas redes sociais.

Ao estabelecer uma parceria e teres a tua marca divulgada por um digital influencer, muito provavelmente, impactarás novas pessoas que ainda não a conheciam. 

Talvez até te apercebas de que o público do influenciador que escolheste é mais lucrativo para a tua marca do que esperavas e poderás otimizar a tua estratégia nesse sentido.

 

2. Notoriedade

No seguimento do raciocínio anterior, é normal que, após a divulgação feita pelo influenciador, a tua marca ganhe mais notoriedade no mercado.

Trabalhar com influenciadores digitais vai permitir-te aumentar a notoriedade da tua marca para aqueles que ainda não a conheciam, que passam agora a conhecer, e para aqueles que já a conheciam, mas que até então não lhe davam o devido valor. 

Também ajudará a aumentar a notoriedade junto do público que já conhecia a marca, que talvez até gostasse de algum dos teus produtos, mas para o qual ela simplesmente não surgia como top of mind por alguma razão. 

 

3. Credibilidade 

Além de ganhar maior notoriedade no mercado, a marca divulgada por um influencer ganha, simultaneamente, mais credibilidade, uma vez que está a ser recomendada por alguém em quem aquele público específico confia.

Os influenciadores digitais têm um relacionamento mais direto e próximo com a sua comunidade que nem sempre as marcas conseguem ter. Por isso, ao escolher um influencer com autoridade num determinado tema para executar uma campanha, não só a confiança no produto da marca aumenta por parte do público, como também a própria imagem da marca.

Afinal, se o influenciador x aceitou trabalhar com a tua marca e promover o produto y, é porque realmente recomenda esse produto e acredita nos valores da marca.

 

4. Segmentação

Esse é um grande diferencial dos influenciadores digitais, já que o público que segue cada um deles é bastante segmentado.

Assim, a divulgação é extremamente direcionada para quem realmente faz parte daquele universo específico e que confia na indicação do influenciador. O público para quem vamos comunicar é extremamente qualificado, o que significa que são potenciais clientes e não apenas pessoas escolhidas aleatoriamente a quem vamos tentar vender coisas que talvez não lhes interessam minimamente.

Quanto mais segmentado for o público, maiores são as probabilidades de conversão, porque, à partida, as pessoas que seguem o influenciador já têm algum interesse no tipo de produtos que ele recomenda.

 

5. Custos reduzidos

Uma das grandes vantagens de trabalhar com influenciadores digitais é o facto de não ser necessário ter um grande orçamento para executar campanhas lucrativas. Graças à alta segmentação que possibilita, como vimos acima, é possível alocar o nosso dinheiro num público com grandes probabilidades de converter, fazendo investimentos eficientes.

Comparativamente aos custos monetários de um anúncio televisivo, por exemplo, o Marketing de Influência comporta custos muito baixos.

Pequenas e médias empresas podem beneficiar muito de parcerias com nanoinfluenciadores e microinfluenciadores, que, embora tenham um alcance mais reduzido do que os macroinfluenciadores, apresentam altas taxas de engagement e grande poder de conversão em vendas.

Ao invés de gastar todo o orçamento num único influenciador com um público enorme, é interessante apostar em parcerias com vários influenciadores de menor dimensão, impactando públicos mais pequenos, mas extremamente fiéis.

 

6. Resultados mensuráveis

Campanhas de Marketing de Influência permitem medir constantemente o desempenho das campanhas e os resultados da parceria. Assim, rapidamente conseguimos avaliar se um determinado influencer é o mais adequado para divulgar a nossa marca e se deveríamos fazer a parceria perdurar.

É possível observar a quantidade de pessoas que compraram os nossos produtos a partir de uma publicação do influenciador colocando UTMs nos links do mesmo que direcionam para a nossa página de vendas.

Assim, se verificarmos que um influencer não está a trazer os resultados esperados, não renovamos a parceria e retomamos a pesquisa para encontrar o influencer ideal. 

 

A Importância da Escolha do Influencer

A escolha certa das pessoas que representarão a tua marca é fundamental para que a mensagem que desejas passar ao público seja transmitida de forma eficaz.

Por norma, os influenciadores digitais falam diretamente com o seu público e apresentam os produtos das marcas de forma mais intimista e sincera, como se de uma conversa entre amigos se tratasse.

Num mundo tão competitivo, em guerra constante pela atenção, os influenciadores são uma excelente maneira de fortalecer a relação entre marcas e consumidores.

O número infindável de bloggers, instragramers e youtubers leva, muitas vezes, a que as marcas contratem influenciadores apenas pelo seu número de seguidores e sem uma estratégia definida, não havendo um plano de ação para cumprir os objetivos de negócio, nem medição de resultados. 

Esta é a principal razão do fraco retorno que as campanhas de Marketing de Influência têm para muitas marcas.

Existem muitos fatores a ter em atenção aquando da escolha de um influenciador para trabalhar com uma marca. Uma escolha menos informada pode levar a gastos desnecessários ou, em casos extremos, a situações de crise e à deterioração da imagem da marca.

Para que isso não te aconteça, deixamos-te “uma mão cheia” de dicas para que escolhas o influenciador digital certo e tires o máximo partido desta estratégia para a tua marca.

 

Como escolher o influenciador certo para a minha marca?

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, é preciso estabelecer os principais objetivos a serem atingidos. 

Portanto, em primeiro lugar, define os objetivos que pretendes alcançar com a contratação de um influencer para trabalhar com a tua marca: será torná-la mais conhecida? Aumentar o número de vendas? Desmistificar as objeções que o público tem a respeito de um produto? 

Para cada objetivo, existirá um influenciador ideal. É necessário saber muito bem quais as metas a alcançar antes de iniciar o processo de pesquisa e contratação de um influencer

De seguida, apresentamos alguns fatores a ter em atenção:

1. Dimensão da audiência

É mais comum do que se imagina, na hora de escolher os influenciadores para uma campanha, que o critério mais importante seja o número de seguidores. Porém, atualmente, isso é um grande equívoco. 

Um grande número de seguidores não é garantia de sucesso. Essa métrica tem sim um papel importante, mas deve ter em conta os objetivos de negócio definidos para cada campanha de Marketing de Influência em particular. 

Por exemplo, se o objetivo da campanha é awareness, faz sentido trabalhar com influenciadores que tenham uma grande audiência. 

Por outro lado, se é a aquisição de novos clientes, talvez faça mais sentido escolher um influencer que tenha uma grande autoridade no tema. No caso de o objetivo ser fidelizar clientes, um microinfluenciador talvez seja o mais adequado.

 

2. Público-alvo

Qual é o target da campanha? A que nicho queres chegar? É muito importante que saibas qual é o teu público-alvo e que o conheças muito bem. 

De onde são as pessoas que formam o público-alvo da tua marca? Em que faixa etária se situam? Que lifestyle têm? Como é a sua personalidade? O que apreciam? O que desprezam? O que procuram? 

Cada uma das ações da marca deverá ter um público-alvo bem definido, pelo que é importante perceber se existe uma correspondência forte entre o público que a marca quer trabalhar e a audiência do potencial influenciador digital.

Depois, há que perceber se o público-alvo, a personalidade e valores do influenciador estão alinhados com o da sua marca. 

Devemos procurar por influenciadores que tenham um público semelhante ao público-alvo da nossa marca, caso contrário, corremos o risco de estar a investir num público que não está interessado nos nossos produtos/serviços e, por isso, os resultados da campanha não serão positivos.

 

3. Relevância

Procura por Top Voices no teu nicho de mercado. 

O público vai prestar muito mais atenção ao teu produto se quem o está a promover é alguém que é uma referência no assunto. Portanto, deves garantir que conheces bem o trabalho que o influenciador tem vindo a desenvolver.

Realiza uma pesquisa profunda a fim de analisar os conteúdos que o influencer já publicou acerca de produtos semelhantes. Assim, percebes igualmente se é esse o tipo de comunicação que pretendes associar à tua marca.

 

4. Engagement

Para que a campanha gere bons resultados, especialmente no que toca a vendas, é imprescindível que o influenciador tenha um bom relacionamento com os seus seguidores. Isto é visível através da interação ou engagement.

Mais uma vez, o número de seguidores não é sinónimo de uma relação saudável e confiável entre influencer e respetivos seguidores.

Ao escolher o representante que queres para a tua marca, verifica se as suas publicações conseguem chamar a atenção do público e impactam verdadeiramente o público. Analisa também se as pessoas compartilham o seu conteúdo. Conteúdo de qualidade é sempre compartilhado.

Não vale a pena ter um grande número de seguidores se não tem qualquer tipo de interação com eles. Portanto, verifica sempre a Taxa de Engagement

[Se um post teve 350 likes, 70 comentários e o número de seguidores do perfil é de 15 mil pessoas: 350 + 70 = 420/15 mil = Taxa de Engagement de 2,8%.]

 

5. Qualidade do conteúdo

Muito provavelmente, se o conteúdo não for de qualidade, não vai existir interação por parte dos seguidores.

Portanto, a qualidade do conteúdo é, obviamente, outro fator a ter em consideração. O influenciador deve preocupar-se realmente em entregar valor aos seus seguidores. Não deve publicar apenas por publicar. 

Relevância é palavra de ordem nesta questão, pelo que deves procurar influenciadores que se esforcem por ser relevantes em tudo o que fazem e divulgam. 

Se o conteúdo produzido por um determinado influencer não é útil e relevante para o seu público, então é provável que ele também não o seja. E se o influenciador escolhido para a tua marca não é relevante para a sua comunidade, certamente, os produtos promovidos por ele também não serão. 

Grande parte dos influencers ganhou notoriedade graças à produção de conteúdo de qualidade para o seu nicho. Textos, fotos, imagens, podcasts e vídeos – as possibilidades são imensas. Analisa se o formato e o tipo de conteúdo criado pelo influenciador se podem associar à tua marca e aos teus produtos ou serviços.

 

6. Preço

Obviamente, há que ter em conta o budget disponível para Marketing de Influência e alinhá-lo, logo à partida, com as opções de influenciadores que permitem cumprir esse budget.

Não vale a pena perder tempo a implorar para macroinfluenciadores baixarem o preço do seu trabalho, pois tal não é justo para eles. 

Se não tens orçamento disponível para contratar o influenciador x ou y, adapta a tua estratégia e continua na pesquisa pela melhor opção para a tua marca.

 

Conclusão

Em resumo, escolhe influenciadores digitais cujo público-alvo, conteúdo, tipo de comunicação e valores estejam alinhados com o posicionamento da tua marca.

Define antecipadamente uma estratégia de comunicação, verifica sempre as estatísticas, vai fazendo follow-up do desempenho da campanha e monitoriza os resultados. 

 

A Influenza ajuda-te a fazer a melhor escolha para a tua marca. Contacta-nos!

Vamos Influenciar o mundo, juntos?

Até já,

Equipa Influenza

 

Comments(0)

    Leave a Comment