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Produção de conteúdo: como criar conteúdo relevante e original?

  1. O que é Produção de Conteúdo?
  2. Porque deves investir em produção de conteúdo?
  3. Como produzir conteúdo relevante e de qualidade?
  4. Quais as melhores ferramentas para produzir conteúdo?

Enfim, criar conteúdo para as plataformas mais acessadas pelo seu público.

 

O que é a Produção de Conteúdo?

A produção de conteúdo consiste em criar materiais – em diferentes formatos e plataformas – que sejam úteis e relevantes para um determinado público, de maneira a atrair potenciais clientes para um negócio.

O objetivo da produção de conteúdo é, essencialmente, tornar a pessoa, a empresa ou a marca uma autoridade num segmento de atuação específico.

Assim, a empresa em questão passa a ser vista como uma referência na área, aumentando, por exemplo, o brand awareness

Ao produzires artigos, textos, vídeos e imagens que ajudem as pessoas a solucionar um problema na sua vida, aprender sobre um assunto ou tirar alguma dúvida, crias uma relação mais próxima com elas, guiando-as para que se tornem tuas clientes. 

Além de as pessoas passarem a conhecer a tua marca, ainda começam a vê-la como uma aliada, porque o conteúdo que divulgaste as ajudou de alguma forma! 

Os potenciais clientes passam a confiar mais na tua palavra e no trabalho que realizas, aumentando as probabilidades de conversão.

A produção de conteúdo foca-se, então, em gerar materiais relevantes para um determinado público-alvo e, dessa forma, fortalecer a imagem e a reputação de uma marca. 

Os formatos de conteúdo possíveis são vários, bem como as plataformas utilizadas para divulgar o conteúdo produzido (Facebook, Instagram, LinkedIn, blogues, Youtube, etc.)

 

Porque Deves Investir na Produção de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia poderosa que pode trazer resultados incríveis para um negócio, daí que seja bastante utilizada hoje em dia.

Durante as horas que passamos conectados à internet, somos fortemente impactados por Marketing de Conteúdo. 

O consumidor moderno dá valor à possibilidade de investigar, aprender e envolver-se com as suas marcas favoritas, mais do que com anúncios.

Assim sendo, as empresas já entenderam a importância de atrair, educar e criar relacionamentos genuínos com os consumidores a partir de conteúdos de valor para os mesmos. Por essa razão, o Marketing de Conteúdo é hoje utilizado em massa pelas marcas.

A verdade é que estamos imersos num mar infinito de informações e tendemos a valorizar personalidades e marcas que nos entregam conteúdos valiosos.

Eis algumas estatísticas interessantes de 2021:

  • O Google continua a ser o site mais visitado do mundo, sendo a principal referência para utilizadores, empresas e produtores de conteúdo. Fonte: Data Reportal 2021
  • Mais da metade dos respondentes de uma pesquisa realizada pela HubSpot declararam estar interessados em novos conteúdos produzidos por negócios que valorizam. 
  • De acordo com dados divulgados pela HubSpot, 90% das pessoas utiliza a internet para investigar e comparar produtos e serviços.
  • 53% das pessoas recorrem aos motores de pesquisa para procurar marcas, seguidas de 44% que recorrem às redes sociais.

De seguida, dizemos-te 5 motivos pelos quais deves começar agora mesmo a produzir conteúdo de qualidade para o teu público-alvo. 

1. Aumenta o alcance

Principalmente se estás a começar agora, é bastante provável que grande parte do teu público-alvo ainda não conheça a tua marca e os teus produtos ou serviços. Assim, através do Marketing de Conteúdo, poderás alcançar mais potenciais clientes para o teu negócio. 

Ao escreveres sobre tópicos relacionados com o teu segmento de mercado, quando as pessoas pesquisarem na internet sobre algum desses tópicos encontrarão o teu conteúdo e passarão a conhecer a tua marca.

O melhor disso é que essas pessoas estão, muito provavelmente, interessadas no teu produto, o que significa que são efetivamente potenciais clientes.

Além disso, as pessoas tendem a compartilhar com amigos e familiares conteúdos que consideram interessantes, informativos ou divertidos. Ora, isso contribui consideravelmente para aumentar o alcance dos teus conteúdos e, por conseguinte, a notoriedade da tua marca. 

 

2. Agrega valor 

Um bom conteúdo agrega valor para o público, seja informação ou entretenimento. Além disso, o envolvimento com a audiência pode ser utilizado para capturar e nutrir leads para que se transformem em conversões.

Por exemplo, se o teu objetivo é capturar leads, oferecer um conteúdo valioso de forma gratuita, como um ebook, pedindo apenas o endereço de email da pessoa, é uma ótima estratégia não só para recolher dados como também para fortalecer a relação com potenciais clientes.

Inconscientemente, graças ao gatilho mental da reciprocidade, as probabilidades de  a pessoa aceitar dar-te o seu email são altas.

O Marketing de Conteúdo é também essencial para informar os potenciais clientes sobre os produtos e serviços de uma marca, reduzindo a sua desconfiança relativamente a eles. Assim, vão avançando mais rapidamente no funil de vendas.

A produção de conteúdo pode ser utilizada para alcançar diversos objetivos, justamente porque bons conteúdos entregam valor ao público, algo muito apreciado.

 

3. Permite medir resultados facilmente

O desempenho e resultados dos conteúdos online são bastante fáceis de medir com precisão.

É possível aceder a métricas que indicam o número de visitantes, de visualizações, o tempo que as pessoas permaneceram a ver o conteúdo, entre inúmeras outras.

Podes, inclusive, usar ferramentas que fazem o heat map das tuas páginas (no caso de publicares o teu conteúdo num blogue), identificando em que parte as pessoas prestaram mais atenção e quais as áreas mais clicadas.

Se, por outro lado, divulgares o teu conteúdo maioritariamente nas redes sociais, as próprias plataformas disponibilizam estatísticas de grande valor.

Ir medindo resultados permite-te identificar o que está bom e o que está menos bom, para que possas pensar em novas estratégias de otimização.

 

4. Baixo custo

Uma das grandes vantagens da produção de conteúdo é que hoje em dia não exige um grande orçamento.

Com um investimento relativamente baixo, é possível alcançar resultados incríveis.

Basta que tenhas ideias originais, algum know-how para as executar com qualidade e um smartphone com uma boa câmera fotográfica!

 

5. Fácil integração com outras estratégias

A produção de conteúdo também pode servir como base para outras estratégias importantes de Marketing Digital.

Podes usar o conteúdo que produziste para o blogue, por exemplo, para criar campanhas de email marketing, enviando uma newsletter semanal.

É possível integrares a tua produção de conteúdo com várias estratégias de Marketing Digital que já usas ou pretendes usar, de forma a aproveitares o teu tempo e maximizares os resultados do teu negócio em várias plataformas online.

 

Como Produzir Conteúdo Relevante e de Qualidade?

O processo de produção de conteúdo é algo bastante trabalhoso, não vamos mentir-te, não obstante, isso não significa que seja algo complexo.

As capacidades que se exigem para produzir um bom conteúdo são, principalmente, a de ouvir os outros, ser-se interessado, ter facilidade de adaptação, criatividade (e acredita que a criatividade se desenvolve!) e consistência.

Aqui, apresentamos-te 9 dicas para criares bom conteúdo digital:

1. Define a tua persona

Antes de começares a produzir, deves ter bem presente para QUEM é que vais fazê-lo. Qual é o teu público-alvo? A que tipo de pessoa queres chegar? Quem é a tua buyer persona?

A persona, ou seja, o cliente ideal do teu negócio, vai muito mais além de uma simples descrição de dados demográficos como faixa etária, sexo e classe.

É um perfil mais completo que envolve a personalidade, o lifestyle, as dores e preocupações, os objetivos, as influências e as ambições do teu cliente ideal.

É crucial que tenhas isso definido, pois vai ajudar-te a determinar o tipo de conteúdo que deves produzir, o formato, quais as melhores plataformas para distribuição e os próprios tópicos a abordar.

 

2. Define palavras-chave

Após definires a tua buyer persona, precisas decidir os tópicos que vais abordar no teu conteúdo, seja num blogue, em vídeos ou nas redes sociais.

A melhor forma de definir estes tópicos é através de palavras-chave, uma vez que é através destes termos que as pessoas fazem pesquisas nos motores de pesquisa para encontrar as informações de que necessitam.

Depois de descobrires quais são as palavras-chave mais relevantes para o teu público, o processo de criação de conteúdo, assim como o seu posterior desempenho, será muito mais positivo!

Posto isto, deves fazer uma pesquisa de palavras-chave usando ferramentas próprias para tal, que apresentaremos posteriormente neste artigo.

 

3. Cria um calendário editorial

Ter um planeamento em que podes olhar para tudo aquilo que tens para fazer e as datas em que deve ser divulgado é essencial.

Além de servir para te organizares e saberes exatamente quando cada coisa será publicada, despoleta um sentimento de compromisso contigo próprio(a) e com o teu público.

A primeira coisa a fazer para criar um calendário editorial é estabelecer a frequência de publicação e os dias e horários em que o conteúdo irá ser publicado.

Por exemplo, aqui na Influenza, temos um planeamento feito no Excel, onde apontamos o conteúdo que deve sair e quando:

Publicamos conteúdo 3 vezes por semana (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira) no Instagram, e 1 vez por semana no Facebook, no LinkedIn e no blogue.

 

4. Produz com frequência

A melhor forma de criar bom conteúdo é praticar! Portanto, pára de arranjar desculpas e começa (ou continua!).

Um dos fatores-chave para fidelizar o público é ter frequência e consistência.

Isto não significa que tenhas de publicar conteúdo várias vezes ao dia ou até mesmo todos os dias. Precisas apenas de estabelecer uma frequência de publicação (pode ser uma vez por dia, uma vez por semana, três vezes por semana) e cumpri-la.

Por isso, a criação do calendário editorial é essencial na criação de conteúdo, porque ela cria um compromisso tanto com o público quanto com o próprio produtor.

 

5. Adiciona imagens

Além de as imagens servirem para complementar o texto, criam uma quebra saudável na leitura que deixa o público mais entretido.

Geralmente, artigos de blogue que contêm imagens conseguem prender o leitor por mais tempo do que artigos que têm apenas texto e mais texto.

Por isso, antes de publicar, vale a pena dedicares algum tempo à procura de imagens com qualidade para complementar o teu texto. No caso de ser conteúdo para redes sociais, as fotografias contribuem também para criar uma maior empatia com o público.

Podes recorrer a bancos de imagens gratuitos, como o Freepik, o Unsplash ou o Pexels, ou podes mesmo criar as tuas próprias imagens, utilizando o Canva, por exemplo.

 

6. Investe em diferentes formatos 

Não limites a tua estratégia a apenas um formato de conteúdo. 

As possibilidades que tens hoje em dia de alcançar o teu público são várias. É interessante experimentar diversas formas para testar quais são as preferidas das pessoas.

Por isso, vale a pena investir em infográficos, vídeos, carrosséis, textos e, quem sabe, até podcasts, conforme as redes sociais e plataformas em que está o teu público-alvo. 

 

7. Adapta a cada plataforma

Replicar o mesmo conteúdo nas várias redes sociais é algo bastante comum, devido à sua praticidade. 

No entanto, é recomendável que o adaptes para cada plataforma, uma vez que todas elas possuem uma identidade, estilo e características próprias, não esquecendo que também o público de cada uma difere.

O Instagram, por exemplo, é mais visual, predominando fotografias e imagens ou pequenos vídeos, enquanto o YouTube é para vídeos mais longos e trabalhados. Já o Twitter exige textos muitos curtos e os blogues assumem-se como um local para depositar textos mais longos. 

Posto isto, é muito importante que não te limites a replicar o mesmo conteúdo em todos os canais em que marcas presença. Deves, ao invés disso, criar conteúdos à medida de cada canal.

 

8. Revê

O último passo antes de publicar é a revisão. Parece algo bastante óbvio, mas, por vezes, acaba por falhar.

Olha para o teu conteúdo várias vezes antes de o publicar. Podemos sempre deixar passar erros por lapso.

O ideal é que revejas o conteúdo que fizeste no dia seguinte ou algumas horas depois de o teres produzido, com a cabeça mais fria e atenta. Assim, perceberás mais facilmente que partes do conteúdo precisam de ser melhoradas e até eventuais erros de ortografia de que não te tinhas apercebido antes.

Se tiveres outra pessoa a trabalhar contigo, pede-lhe para fazer a revisão final!

 

9. Acompanha as métricas

A melhor forma de saberes se os teus conteúdos estão a ir ao encontro dos objetivos e, caso não estejam, o que pode ser melhorado, é ires acompanhando regularmente as métricas.

Existem várias métricas de marketing, contudo, é quase impossível focares-te em todas, pelo que deves escolher aquelas que são mais relevantes de acordo com os teus objetivos.

O Google Analytics é uma ótima ferramenta para acompanhar métricas, bem como as estatísticas disponibilizadas pelas próprias plataformas (como as do Facebook e Instagram).

 

Quais as Melhores Ferramentas para Produzir Conteúdo?

Existem algumas ferramentas que podem ajudar-te muito na tarefa de produzir bom conteúdo de forma regular.

Reunimos aqui algumas delas, que podem ser extremamente úteis para tornar o teu trabalho mais eficiente. Confere:

1. Answer the public

Esta é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave muito útil, pois apresenta as palavras mais pesquisadas pelas pessoas nos motores de pesquisa (como o Google). 

Assim, saberás aquilo que as pessoas mais procuram e conseguirás produzir conteúdo mais relevante para elas!

 

2. Google Trends

Quando estás indeciso entre duas palavras-chave (como, por exemplo, automóvel/carro ou ténis/sapatilhas) e não sabes qual usar, o Google Trends resolve o problema!

Esta ferramenta mostra o interesse das pessoas sobre um certo tópico ao longo do tempo e o pico de pesquisas de uma determinada palavra-chave. Desta forma, saberás quando tens mesmo de ter o conteúdo pronto para lançar.

 

3. Google Keyword Planner

Esta ferramenta deve ser utilizada especialmente na etapa de definição de palavras-chave, para te ajudar a descobrir o volume de pesquisas de cada opção.

Além disso, o Google Keyword Planner também faz sugestões baseadas nas palavras-chave que já tens escolhidas.

 

4. Google Calendar

O Google Calendar é o teu melhor amigo para planear tarefas e apontar compromissos que tenhas.

Se ainda não conheces esta ferramenta, fica a saber que ela é muito mais que uma simples agenda. Permite trabalhar de forma colaborativa e criar eventos compartilhados com toda a equipa.

Além disso, notifica as pessoas quando se aproxima o horário de um evento ou quando o deadline da tarefa se aproxima, ajudando-te a manter os prazos de produção em dia!

 

5. Google Sheets

Aqui na Influenza, recorremos ao Google Sheets para o nosso planeamento de conteúdo e para apontar objetivos, metas, desempenho ao longo do tempo, etc.!

Permite fazer cálculos automaticamente, o que é uma grande mais valia, e, por ser online, pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo. Podes deixar comentários para as outras pessoas verem e responderem em tempo real. 

No geral, é uma ferramenta que além de ser útil, é bastante fácil de usar.

 

6. Canva

Sejamos sinceros: usar um editor de imagem como o Adobe Illustrator é assim carote e algo um pouco complexo quando se está no início, não?

Felizmente, existe o Canva para nos salvar desses problemas.

Uma plataforma online de criação de designs muito, mas mesmo muito simples de usar. Totalmente intuitiva. Como se isso não bastasse, quando a criatividade falha, o Canva resolve com os seus templates pré-definidos. Depois, basta adaptá-los de acordo com a identidade da marca e com os teus objetivos de negócio!

 

7. Google Alerts

Quando falamos em produção de conteúdo, a monitorização de palavras-chave é fundamental para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. 

O Google Alerts permite que saibas, em tempo real, a relevância de um determinado tópico. Serve também para te manter informado sobre os passos da tua concorrência.

 

Se mesmo depois de aplicares estas dicas continuares com dificuldade em fazer a tua mensagem chegar mais longe, contacta-nos! 

A Influenza está aqui para te ajudar.

 

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