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Como monetizar os “Amigos Chegados” do Instagram?

Passamos grande parte do nosso dia nas redes sociais (ainda que não nos apercebamos disso) e cada uma delas compete, diariamente, pela nossa atenção.

Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, TikTok, todas elas procuram constantemente novas e melhores maneiras de se conectar com um público que tem a atenção dividida entre vários canais.

Recentemente, surgiu uma estratégia que tanto as marcas como os influenciadores digitais estão a adotar nesta luta pela atenção: os Amigos Chegados do Instagram!

Neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. Colapso de contexto
  2. Como os influencers e as marcas conseguem monetizar o uso da funcionalidade dos “Amigos Chegados” no Instagram?
  3. Vantagens dos Amigos Chegados do Instagram para as marcas e influencers
  4. Exemplos de marcas que usam os Amigos Chegados do Instagram

 

Está à vista que a procura incessante de conexão com as pessoas resulta um fluxo constante de conteúdo disponível a todos os utilizadores.

O excesso de contas em redes sociais torna-se mais evidente através do conceito de “colapso do contexto”. Certas pessoas seguem-nos em determinadas redes sociais, quer queiramos ou não, e isto acaba por resultar numa espécie de colapso de contexto, que iremos explicar a seguir.

 

O que é o Colapso de Contexto?

O colapso do contexto, ou a concentração de múltiplos públicos num único contexto, tem sido uma noção importante no estudo sobre experiências de privacidade, desempenho individual e mudanças nas práticas dos utilizadores nas redes sociais. 

Já várias investigações académicas abordaram o colapso do contexto, principalmente, em termos espaciais, mais do que temporais. 

A falta de noção da passagem do tempo nas redes sociais limita a nossa conceção do contexto nas mesmas. 

O contexto nas redes sociais pode confundir o limite de tempo entre o passado e o presente, o que, por sua vez, pode afetar a forma como os utilizadores gerem a sua identidade e desempenho individual nas mesmas. 

A divisão entre o público-alvo e o acidental cria múltiplas personalidades contextuais para os utilizadores, dependendo das informações que desejam partilhar com determinados seguidores seus. 

Quando todas as personalidades censuradas (e não censuradas) colidem, temos aquilo a que se chama um colapso de contexto.

Como forma de amenizar este colapso, o Instagram instaurou um novo recurso (já não tão novo assim) que permite aos utilizadores criarem listas personalizadas de pessoas que podem ter acesso ao conteúdo disponibilizado por eles nas suas contas de redes sociais.

Ao adicionar um elemento de exclusividade à plataforma, o Instagram criou uma maneira de os utilizadores selecionarem as pessoas que deixam entrar nos seus círculos de confiança: os Amigos Chegados.

 

De que forma os influencers e as marcas conseguem monetizar o uso da funcionalidade dos “Amigos Chegados” no Instagram?

Os influenciadores digitais e até mesmo as marcas estão a recorrer a este recurso do Instagram de maneira inesperada, tirando partido dela em termos comerciais!

Como?

Recorrendo aos Amigos Chegados para oferecer à sua lista de seguidores personalizada conteúdo exclusivo

Esta ação é o primeiro passo na caminhada para a monetização dos Amigos Chegados do Instagram:

Ao adicionar tabelas de preços nas suas plataformas de redes sociais, como o Instagram, os influencers e as marcas podem incentivar os seguidores a pagar uma taxa mensal para serem incluídos na sua lista de Amigos Chegados!

O que podem oferecer para incentivar os seus seguidores a fazê-lo?

Acesso a conteúdo premium ou exclusivo, que vai além das publicações regulares disponíveis nas suas contas públicas. 

O conteúdo considerado exclusivo pode variar de acordo com o influenciador digital ou a marca em questão. Alguns dos exemplos mais comuns são:

  • Imagens de bastidores;
  • Giveaways;
  • Notícias em primeira mão;
  • Sessões de Skype;
  • Exposição mais profunda da vida pessoal;
  • Partilha de opiniões mais desenvolvidas;
  • Etc.

 

Embora esta seja tendência uma relativamente recente, muitos influenciadores digitais, marcas e consumidores estão a aderir – proporcionando às marcas e anunciantes uma oportunidade única de se posicionarem dentro da tendência.

O que significa isto para as marcas e influencers?

Quais as vantagens dos Amigos Chegados do Instagram para as marcas e influencers?

Tanto para as marcas, como para os influenciadores digitais, esta é uma ótima oportunidade para desenvolverem uma conexão mais forte com os seus públicos, através de conteúdos exclusivos. 

Combinado com o recente lançamento de Instagram Threads, as marcas podem desenvolver as suas estratégias de modo a incluírem um toque personalizado para aqueles grupos específicos de utilizadores que optam por se juntar mais aos seus amigos próximos. Aqui estão alguns exemplos:

Se uma marca está a anunciar o lançamento de uma nova linha de produtos, o Threads pode passar essa mensagem para os consumidores mais fiéis, enquanto o recurso dos Amigos Chegados pode compartilhar imagens ou vídeos exclusivos mostrando o produto.

 

O que é o Threads?

O Threads é uma aplicação complementar do Instagram para acompanharmos os nossos amigos mais próximos. Foi concebida para podermos partilhar rapidamente fotos, vídeos, status e histórias com a nossa lista de amigos próximos do Instagram. 

O Instagram permite compartilhar conteúdos de diversas maneiras, de maneira a conectarmo-nos com os outros, partilhando desde momentos quotidianos nos Stories até mensagens no Direct. 

Não obstante, para o círculo de amigos mais íntimo, ainda havia a necessidade de uma maior conexão ao longo do dia, para que os utilizadores pudessem compartilhar o que estão a fazer no momento e como se estão a sentir, através de fotos e vídeos. 

Por isso, o Instagram criou o Threads, uma nova forma de enviar mensagens para os melhores amigos, num espaço privado.

O Threads foi projetado com foco na privacidade, na velocidade e nas relações próximas. Assim, podes controlar quem entra em contato contigo através da app, personalizando a experiência com as pessoas mais importantes para ti.

Para compartilhar e receber mensagens no Threads, precisas apenas de uma conta no Instagram. Caso ainda não tenhas uma, existe uma opção de te registares na aplicação principal. 

A aplicação móvel funciona recorrendo às nossas listas de Amigos Chegados do Instagram. Se ainda não criaste uma lista de Amigos Chegados no Instagram, tens a opção de a criar diretamente no Threads. Podes editar a tua lista de amigos chegados a qualquer momento através das definições.

As publicações que crias no Threads aparecem nos teus Stories do Instagram para os teus Amigos Chegados e estes recebem uma notificação do Instagram e /ou dos Threads a informá-los de que publicaste algo.

Voltando à questão da monetização dos Amigos Chegados no Instagram

 

Para marcas na indústria da moda, por exemplo, os Amigos Chegados podem funcionar para os influenciadores ou parceiros de uma marca darem dicas personalizadas sobre como usar um item ou acessório específico.

No caso da indústria da tecnologia, este recurso do Instagram pode ser utilizado para os influencers partilharem mais sobre o funcionamento de um dado produto, desvendarem as suas melhores funcionalidades, entre outros. 

Por outro lado, para as marcas desta indústria, seria uma boa aposta fazerem pré-lançamentos com ofertas exclusivas aos seus seguidores mais fiéis.

Uma vez que o Threads e os Amigos Chegados ainda são recursos relativamente novos e quase sempre subutilizados, as marcas têm muitas oportunidades de explorar qual a melhor forma de os encaixar nas suas estratégias de marketing.

Quando usados ​​juntos, os Amigos Chegados e o Threads podem funcionar como um diálogo interno para as marcas utilizarem em campanhas ou lançamentos específicos.

À medida que o Instagram e outras plataformas de redes sociais continuam a emergir, marcas e anunciantes também devem criar novas maneiras de interagir com um público cada vez mais digital.

 

Exemplos de marcas que usam os Amigos Chegados do Instagram

 

A Bandida do Pomar é um excelente exemplo de uma marca que recorre a esta estratégia dos Amigos Chegados no Instagram, e muito bem! 

Na sua conta de Instagram @bandidadopomar faz imensos giveaways com os seus produtos para todos os seguidores que integram a sua gigantesca lista de Amigos Chegados (com milhares de pessoas).

A estratégia dos Amigos Chegados no Instagram não só permite criar uma relação mais próxima com o público-alvo da marca, como também é uma forma de o seu conteúdo (em especial, as Stories do Instagram) aparecer em primeiro lugar para os seguidores que integram a lista de Amigos Chegados.

Boa ideia, não?

Na nossa opinião, merece, pelo menos, ser testada!

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