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Marketing de Influência – O que é, Vantagens e Dicas para Parcerias de Sucesso

O Marketing de Influência tem ganho cada vez mais força com o crescimento do Digital e da utilização das redes sociais.

O contexto pandémico veio causar um boom nesta área, uma vez que ficámos todos reféns do digital e começámos a consumir ainda mais conteúdo, seja em foto ou em vídeo.

Do Marketing de Influência, ou Influencer Marketing, surge a profissão de influenciador digital que aproveita as atuais potencialidades da internet.

O presente artigo vai guiar-te e dar-te uma perspetiva do mundo do Marketing de Influência, as suas vantagens e como podes estabelecer parcerias bem sucedidas. 😊

Tabela de conteúdos:

  1. Afinal, o que são influencers?
  2. O que é o Marketing de Influência?
  3. Quais são as vantagens do Influencer Marketing?
  4. Dicas para parcerias de sucesso

 

Afinal, o que são influencers?

Os influenciadores são criadores de conteúdo com uma presença muito forte nos canais digitais como, por exemplo, nas redes sociais e blogues.

Ser influenciador, com o desenvolvimento da utilização da internet, já se tornou numa profissão, na qual é exercida uma interação com determinada audiência que causa este poder de influência.

O trabalho do influenciador passa por se relacionar com o seu público, construindo uma relação de confiança que vai ajudar a passar uma determinada mensagem e influenciar a compra.

Habitualmente, são pessoas com um número de seguidores considerável nas plataformas digitais. Porém, cada vez menos o foco principal se relaciona com a quantidade de seguidores e passa a estar cada vez mais ligado à capacidade de interação do influenciador com a sua audiência.

O que é o Marketing de Influência?

Ao influenciar a sua audiência, a pessoa está a atuar no Marketing de Influência, porém, existe sempre o fator financeiro e o trabalho com marcas e agências. 

Cada vez são mais as marcas que querem trabalhar o relacionamento com os seus clientes. A vontade de comunicar com as suas audiências tomou um novo rumo com o surgimento do Marketing de Influência.

No Marketing de Influência, as marcas tiram proveito da relação dos influencers com as suas audiências e passam a comunicar os seus produtos e serviços, através dos mesmos. Existem, assim, duas grandes vias para as marcas comunicarem e para os influencers fazerem render o seu trabalho.

O influencer pode colocar anúncios nas suas plataformas, como o Youtube e blogues, nas quais a marca ganha visibilidade perante os subscritores e/ou leitores.

Podem, ainda, ser feitas parcerias e colaborações entre as marcas e o influencer, nas quais este último divulga os produtos e serviços nas suas plataformas, mediante uma quantia monetária.

Os influenciadores não dependem exclusivamente de terceiros para ganharem dinheiro com o seu poder de influência. Podem, por exemplo, optar pela criação das suas próprias marcas.

Para conheceres outras formas de fazeres dinheiro como influencer, lê este artigo. 😉

Não podemos falar de Marketing de Influência, sem mencionar as agências que atuam nesta área.

Estas agências atuam como uma ligação entre as duas partes, marcas e influenciadores, trabalhando para que se estabeleça parcerias e colaborações justas. 

São também facilitadoras da comunicação entre as partes, ajudando, principalmente, os influenciadores a entrar em contacto com as marcas. 

Quais são as vantagens do Influencer Marketing?

Agora que já sabes quem são os influencers e o que é o Marketing de Influência, vamos dizer-te porque vale a pena apostares neste ramo do Marketing.

Como referimos acima, o meio digital está com um crescimento ainda mais acelerado, tal como a utilização das redes sociais e de outras plataformas online.

As pessoas procuram, cada vez mais, consumir conteúdo de qualidade, seja ele de entretenimento ou para aprendizagem. O que é comum é a procura de conteúdo genuíno e humanizado, com o qual o utilizador se consiga relacionar.

Associar os produtos e serviços a um influenciador faz parte da estratégia da marca, que passa a estar associada a um rosto que já tem uma relação de confiança com a sua audiência.

A visibilidade é uma das maiores vantagens, uma vez que a marca passa a estar presente em diferentes canais e a alcançar mais pessoas que se enquadram no seu público-alvo, o que pode representar mais vendas. O mesmo acontece para o influenciador, que acaba por ser divulgado pela marca e exposto à audiência da mesma.

Outro grande ponto positivo é o crescimento da confiança depositada na marca, por estar a ser recomendada por uma pessoa na qual o público confia, contribuindo, também, para a imagem de marca.

Ambas as partes, ao estabelecerem parcerias estratégicas, podem estar automaticamente a gerar resultados para ambos. No caso da marca, a notoriedade ganha e o aumento das vendas, e no caso do influenciador, a quantia monetária que recebe e a identificação da sua audiência, que acaba por se relacionar mais e desenvolver confiança.

Para que sejam atingidos os melhores resultados possíveis, é necessário que as parcerias sejam pensadas de forma estratégica.

Continua a ler para saberes como! 😀

Dicas para Parcerias de Sucesso

Para atingires o sucesso no Marketing de Influência, é necessário que sigas algumas diretrizes.

Da parte da marca, é importante que seja bem definido o público alvo que procura atingir e o valor que quer investir na parceria com o influenciador. 

Quando a marca já tem o público alvo definido, deve procurar influenciadores digitais com uma audiência que vai ao encontro da que pretende alcançar. Para além disso, deve investigar o tipo de conteúdo, o estilo de comunicação e a relação que o influenciador tem com a sua audiência, para confirmar se se assemelha aos valores da própria marca.

Posto isto, se um influenciador se encaixar nos requisitos, deve entrar em contacto com o mesmo e pedir-lhe o seu media kit para conferir todos os dados. 

Aqui, é importante que da parte do influenciador também haja uma avaliação. Deve ser avaliado se existe alguma identificação com a oferta de valor da marca. Não deve ser posto de parte o posicionamento de nenhum dos intervenientes.

Se ambas as partes acordarem com a realização da parceria, é importante monitorizar os resultados no decorrer da campanha, bem como avaliar os resultados obtidos no final da mesma, para que o influenciador e a marca consigam concluir se devem, ou não, avançar com futuras colaborações.

Não tem de ser necessariamente a marca a iniciar o contacto. O próprio influenciador pode contactar marcas com as quais deseja trabalhar, apresentando o seu media kit.

As agências de Marketing de Influência são, muitas vezes, quem inicia o contacto entre ambas as partes. Cabe-lhes, com base na sua base de dados de marcas e influenciadores digitais e na informação que dispõem, perceber e propor aqueles que fariam um bom match para determinada campanha, tendo em conta a área de atuação, o tipo de conteúdo, o público alvo e outros fatores.

Agora que já te ajudámos a perceber melhor o que é o Marketing de Influência, as suas vantagens e te demos algumas dicas para estabeleceres parcerias de sucesso, queremos, ainda assim, reforçar o poder do Marketing de Influência com uns dados recolhidos pelo Influencer Marketing Hub.

Presta atenção! 😉

-Espera-se que o Marketing de Influência alcance os 13,8 mil milhões de dólares, ainda este ano!

-Por cada dólar investido em Marketing de Influência, as marcas ganham 5,20 dólares.

-89% dos marketers consideram o ROI do Marketing de Influência equivalente ou superior ao de outros canais de marketing.

-91% dos millennials confia tanto nas críticas online como em amigos e familiares.

-3725 biliões de pessoas usam diariamente as redes sociais.

 

Já estás convencido do potencial do Marketing de Influência? 🤩

 

Vamos Influenciar o mundo, juntos?

Ficamos à tua espera.

 

Até já,

Equipa Influenza



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