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Quanto ganha um Influencer?

Os influencers são a nova profissão do século e não podemos deixar de reparar no status financeiro que a maioria deles aparenta possuir… São tantas as parcerias, a publicidade online, as publicações nas redes sociais, os vídeos para o Youtube – tudo isto deve dar pano para mangas (e dinheiro para o comprar!).

Sabemos que a curiosidade é gigantesca, portanto, vamos diretos ao assunto!

Neste artigo, vais poder ler:

  1. O que é um influencer?
  2. Como os influenciadores ganham dinheiro?
  3. Quanto ganha um influencer em Portugal?
  4. Quanto ganham os influencers no mundo?

Sem mais demoras, comecemos! Here we go! 

Antes de mais, explicamos, aos mais distraídos, o que é um social media influencer ou influenciador digital.

 

O que é um influencer?

Influencers são pessoas com uma presença muito forte no digital, possuindo um grande engagement com o seu público-alvo e um alto poder de influência sobre ele.

Os influencers, ou influenciadores digitais, podem também ser designados como produtores de conteúdo (ou, em inglês, content creators). Na prática, o seu trabalho envolve produzir conteúdo que agregue valor para um determinado público-alvo e divulgá-lo regularmente através das redes sociais.

(Os influenciadores podem ou não estar responsáveis pela produção e criação do seu conteúdo. Dada a exigência sobre a qualidade e a frequência das publicações, especialmente no caso dos macro influenciadores, por exemplo, pode ser necessário ter uma equipa responsável por colocar em prática a estratégia)

Por comunicarem em nome próprio e não em nome de uma marca, despertam no consumidor um sentimento de confiança. São, nesta altura, o elemento de ligação perfeito entre as marcas e o público!.

Na Influenza, costumamos dizer que os influenciadores digitais são a nova profissão do século XXI.

 

Como os influenciadores ganham dinheiro?

As fontes de rendimento dos influenciadores digitais podem ser várias. De seguida, apresentamos-te as principais:

Marketing de Afiliados

Muitos influencers começam o seu caminho através do Marketing de Afiliados. 

O influencer recomenda, nas suas redes sociais ou blog, um produto ou serviço e quando alguém compra esse produto ou serviço utilizando o link disposto pelo mesmo, ele é recompensando financeiramente pela marca.

Dado o seu forte engagement e poder de influência dentro de um nicho específico (ainda que pequeno), mesmo os nano e micro influenciadores conseguem uma receita significativa vinda do Marketing de Afiliados!

Publicidade Online

Os influencers também têm a capacidade de ganhar dinheiro passivamente por meio de publicidade online. 

Muitas vezes, nos blogs de influenciadores, são exibidos anúncios pay per click (CPC), que permitem ganhar dinheiro sempre que um visitante clica no anúncio.

Também é habitual as marcas pagarem uma quantia mensal ou anual para um influenciador ter um banner da marca no seu blog.

Posts Patrocinados e Campanhas para Marcas

Este tipo de estratégia pressupõe que as marcas estabeleçam uma parceria com o influenciador. Assim, este promove os produtos/serviços da marca em troca de uma compensação financeira ou, no caso da indústria das viagens, por exemplo, as marcas oferecem as próprias viagens e estadia.

Se o acordo se estender além de uma única publicação, entrando na categoria de embaixador da marca, a remuneração é, geralmente, mais elevada. Como é uma responsabilidade a médio-prazo, as empresas têm de compensar o influenciador pelo tempo e atenção adicionais. 

Lançamentos próprios

Lançar os seus próprios produtos e as suas próprias linhas é outra forma de os influencers ganharem dinheiro. 

Por exemplo, um influenciador com um blog pode lançar um curso pago sobre como lançar um blog de sucesso ou sobre como aproveitar ao máximo o marketing de afiliados. Da mesma forma, é habitual influencers de beleza lançarem as suas próprias linhas de bijuteria ou assinarem linhas de maquilhagem de marcas.

Se os influenciadores tiverem experiência específica em qualquer tópico, um e-Book também pode gerar um rendimento significativo.

Eventos

A prática de marcar presença num evento e ser recompensado por isso já não é nova. Antes, acontecia muito com celebridades. 

Agora, a elas, juntam-se os influencers. Basta aparecem num determinado evento, como o lançamento de um novo produto numa loja ou a inauguração de um novo espaço, para obterem algum tipo de recompensa (muitas vezes, monetária).

Também começa a ser comum a realização de eventos (de entrada paga) com o propósito de conhecer os influenciadores. A influencer de beleza e lifestyle Helena Coelho, por exemplo, já o fez em formato de jantar e foi um sucesso!

Fotografias e Presets

Tendo em conta tudo aquilo que o seu trabalho envolve (no que diz respeito à produção de conteúdo), muitos influencers possuem conhecimentos valiosos em fotografia, vídeo e edição de imagem.

Assim sendo, muitos deles começaram a vender os seus presets (os filtros usados nas suas fotografias), oferecendo a todos a possibilidade de tornar o seu feed de Instagram mais harmonioso.

Além disso, como alternativa, podem também colocar as suas fotografias em sites de bancos de dados (como o Getty). Ao início, esta não é uma grande fonte de receita, contudo, com o tempo, o upload de muitas fotografias pode gerar uma receita significativa. Esta alternativa é usada, principalmente, por influencers de viagem.

 

Quanto ganha um influencer em Portugal?

Em Portugal, há 15 anos, muito antes de se começar a falar de influenciadores digitais, Ana Garcia Martins lançou o blogA pipoca mais doce. Aí, a plataforma tinha o objetivo de servir para escrever tudo o que lhe viesse à cabeça. O sucesso foi tal que há cinco anos deixou a profissão de jornalista e dedicou-se a tempo inteiro ao projeto.

Nessa altura, o potencial comercial do digital ainda era algo desconhecido e a maioria das marcas ignoravam-no, utilizando apenas os meios tradicionais para se promoverem. Hoje, a realidade é completamente diferente: as marcas já perceberam que esta ferramenta alcança uma maior proximidade com o público* e contribui muito tanto para a notoriedade da marca, como para as vendas.

*Um estudo levado a cabo pela Google afirma que 70% dos adolescentes inscritos no Youtube dizem ter mais identificação e confiança nos influenciadores do que nas celebridades tradicionais (TV, rádio e cinema, por exemplo). Entre os millennials, 40% deles acreditam que os youtubers os compreendem melhor do que os seus próprios amigos.

Essa é, aliás, uma das razões pela qual é agora possível encarar o papel de influencer como uma profissão.

Acima, explicámos-te como os influencers ganham dinheiro, mas, afinal, quanto “rende” ser influencer? Será o equivalente a um bom ordenado?

De acordo com o Ekonomista publisher online de referência, um dos nomes que lideram o pódio em Portugal é Wuant (Paulo Borges). 

Em 2019, com 3,4 milhões de subscritores, o youtuber, natural de Aveiro, recebia mensalmente entre 4.700€ e 75.700€. Por ano, arrecada entre 56.800€ e 908.500 €. Conta agora com 3,7 milhões de subscritores.

Segundo a mesma fonte, também SirKazzio marcava presença neste pódio em 2019, com quase 4 milhões e meio de subscritores. 

O site de estatísticas e análises de redes sociais Social Blade estima que, só através do canal no youtube, Sirkazzio ganhe entre 4.500€ a 72.500€ por mês. O youtuber conta agora com 5 milhões de subscritores.

Na área de beleza e lifestyle, o destaque vai para Sofia Barbosa, com 269 mil subscritores em 2019. Por mês, consegue obter uma receita que varia entre 117€ e os 2.000€. Por ano, a youtuber pode receber entre 1.400€ e 22.400€.

Também no feminino, destaca-se Mariana Cabral, autora do Bumba na Fofinha. Com quase 200 mil subscritores em 2019, estima-se que conseguisse arrecadar, por mês, entre 210€ e 3.400€. Por ano, as receitas poderão situar-se entre 2.500€ e 40.400€.

Vanessa Alfaro, numa entrevista ao Público, afirma que ser influenciador é algo que está ao alcance de qualquer pessoa: “Todos podem fazer isto: criar uma marca pessoal e promovê-la nas redes sociais, porque todos temos coisas interessantes para partilhar”. Porém, atenção, porque “é preciso dedicação e preparar conteúdo para publicar a cada momento. Muitas vezes, são mais de oito horas de trabalho”.

No Marketing de Influência, não há receitas infalíveis ou pós mágicos para o sucesso, mas investir na qualidade de conteúdo, ser autêntico e manter um contacto regular com os seguidores são alguns dos aspetos essenciais.

As Agências de Marketing de Influência são também uma boa ajuda para conseguir mais parcerias adequadas e levar os influenciadores mais longe.

Caso estejas interessado(a), acede já ao nosso Guia de Boas Práticas para Influenciadores e Marcas.

O mercado português, dada a dimensão do país, é um pouco redutor no que toca ao Marketing de Influência. Considerámos, então, interessante, revelar-te alguns dados sobre o que se passa ao redor do mundo. Vê abaixo!

 

Quanto ganham os influencers no mundo?

Tanto em Portugal, como no resto do mundo, os influenciadores digitais obtêm uma grande parte do seu rendimento através de publicações nos seus perfis de Instagram, Youtube, entre outros.

Como vimos, assim como as marcas fazem publicidade nas suas redes sociais, também recorrem aos influencers para promoverem os seus produtos.

Dependendo do número de seguidores ou subscritores, do seu alcance e do engagement, os influencers podem chegar a ganhar milhões de dólares.

Segundo a Fox Business, os posts patrocinados nas redes sociais podem custar desde 50$ até 50 000$. 

Prevê-se que a indústria do Marketing de Influência chegue a valer 15 mil milhões de dólares em 2022 (Fonte: Business Insider).

Os influencers viram os seus lucros aumentar de forma substancial nos últimos anos e o budget das marcas para marketing de influência aumentou significativamente.

De acordo com um relatório apresentado pela Izea, uma foto no Instagram, que em 2014 valia cerca de 10€, em 2019 podia custar às marcas 150€. O relatório comporta uma análise aos conteúdos patrocinados, entre 2014 e 2019, em redes como o Facebook, Instagram, YouTube ou Twitter e em blogues geridos por influenciadores com um mínimo de 100 mil seguidores.

Embora o valor por publicação no Instagram tenha aumentando 44% em 2019, foram os vídeos no YouTube aqueles que mais renderam. Em 2014, um vídeo valia menos do que 50€, sendo que em 2019 podia ultrapassar os 6 mil. 

Apesar de ser um valor mais reduzido, no Facebook, a rede social mais usada em todo o mundo, o valor por publicação passou dos 6€, em 2014, para os 350€, em 2019.

E a tendência não dá ares de abrandar, de jeito algum. Os influencers aumentaram em 150% as publicações pagas, com a hashtag #ad (publicidade) a mais do que duplicar. 

Espera-se que, nos próximos anos, as empresas de marketing aumentem ainda mais o investimento em influencers, numa indústria que, recorde-se, poderá chegar a valer 15 mil milhões de dólares em 2022.

Aqui, mostramos-te os 5 influenciadores mais bem pagos do mundo, de acordo com a Instagram Rich List de 2020:

1. Dwayne Johnson (@therock)

O ex-lutador profissional e ator de 48 anos, também conhecido como The Rock, conta atualmente com 199 milhões de seguidores no seu Instagram, podendo ganhar mais de 1 milhão de dólares por publicação patrocinada.

 

2. Kylie Jenner (@kyliejenner)

Kylie Jenner, de 23 anos, é a autêntica magnata das redes sociais! Pode chegar a ganhar quase 1 milhão de dólares por publicação patrocinada no seu Instagram, onde conta com 196 milhões de seguidores.

 

3. Cristiano Ronaldo (@cristiano)

O craque português conta com 238 milhões de seguidores, sendo o perfil mais seguido do mundo, ultrapassado apenas pela própria plataforma. É o único europeu no Top 5 mundial e pode arrecadar até 889 mil dólares por post patrocinado.

 

4. Kim Kardashian (@kimkardashian)

A segunda figura da família Kardashian-Jenner neste Top. Atualmente, conta com 189 milhões de seguidores e ganha, em média, 858 mil dólares por cada publicação patrocinada.

 

5. Ariana Grande (@arianagrande)

A cantora de sucesso de 27 anos possui, além de um Grammy, 203 milhões de seguidores no Instagram e pode arrecadar até 853 mil dólares por cada publicação patrocinada.

 

(Ressalvamos que os dados referentes aos valores ganhos por publicação patrocinada podem encontrar-se desatualizados. 

Verificámos um crescimento em número de seguidores de todas estas figuras relativamente ao número existente quando foi feito o estudo, pelo que, por lógica, o raciocínio leva-nos a um rendimento ainda maior.)

 

Gostaste do artigo? 

Esperamos que tenha sido útil (nem que seja para matar a curiosidade!).

Considerámos importante dar a marcas e influenciadores uma pequena noção dos valores praticados, especialmente em Portugal. Porquê? Para que as marcas entendam os custos de uma parceria com um influencer e para que os próprios consigam cobrar um valor justo pelo seu trabalho.

Queremos encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois lados. Estás interessad@? Contacta-nos – sem medos, sem compromissos! Estamos aqui para ti.

 

Vamos Influenciar o mundo, juntos?

Um até logo (ou, preferivelmente, um até já),

Equipa Influenza

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